Meio Bit » Baú » Internet » Yahoo! apresenta nova página inicial

Yahoo! apresenta nova página inicial

21/07/2009 às 13:30

A Yahoo! passa por um momento delicado. Após resistir a várias propostas de compra por parte da Microsoft no ano passado, e ter visto seu valor de mercado meio que despencar, a empresa tenta, de várias formas, dar uma guinada e voltar aos bons tempos de 1998 – sim, é difícil, mas… quem sabe, né? Como parte desse esforço, hoje foi liberado, parcialmente, o novo design da página inicial do portal, e você já pode experimentá-lo através deste link.

As diferenças são drásticas. O layout ganhou mais consistência, embora ainda esteja poluído, e agora tem dois focos: a busca, que volta a ocupar completamente o topo, e os favoritos, que funcionam com sites externos, num esquema de widgets, e é uma evolução da barra de serviços da Yahoo!, existente até a versão imediatamente anterior.

yahoo-novo-21072009

Algumas abas exibem um popup dentro da página, mostrando informações rápidas/preliminares sobre o assunto. A do Facebook, por exemplo, permite ver as últimas atualizações dos seus contatos, e permite atualizações rápidas. Todos seguem o mesmo padrão: conteúdo à esquerda, banner de anunciante na parte superior direita, e embaixo algo relacionado (conteúdo ou outros widgets).

widgets-yahoo-21072009

Existe uma infinidade de widgets disponíveis, de serviços web, passando por serviços da própria Yahoo!, até blogs. A interface de personalização da barra My Favorites é bem simples e intuitiva. Basta (des)marcar os widgets, e clicar em I’m Done. Ainda é possível criar novos widgets a partir da URL – acho que isso só funciona com blogs.

Na prática, o novo Yahoo! é nada mais, nada menos, que uma página inicial, dessas tipo Netvibes, iGoogle e (veja só) My Yahoo!. Tem o diferencial de trazer, junto com seu conteúdo, o do Yahoo!, e isso é uma faca de dois gumes: tem quem goste, mas muitos detestam. Para uma empresa que come poeira da Google e já vê a Microsoft muito perto pelo retrovisor, é pouco. Não há inovação, não há algo que instigue o usuário a voltar, não há nada que chame realmente a atenção. Ficou bom? Sim. Mas apenas isso, bom.

Sobre a versão brasileira, nada foi dito ainda. O jeito é esperar pra ver.

Fonte: Mashable.

relacionados


Comentários