Meio Bit » Baú » Internet » Google adiciona autenticador de e-mails do PayPal e eBay ao Gmail

Google adiciona autenticador de e-mails do PayPal e eBay ao Gmail

14/07/2009 às 13:14

Se aqui no Brasil os phishing scams que fazem sucesso são os de Viagra e instituições bancárias, lá fora a coisa é feia para o lado do PayPal e eBay. O primeiro, (talvez) o maior e (certamente o) melhor sistema de transações eletrônicas; o segundo, o maior site de leilões do mundo. O índice de phishing scams explorando ambos os sites deve ser grande. Só isso explica o fato da Google estrear mais um recurso do Gmail Labs focado nos dois.

mod_stamp_authentication-129374 O novo add-on, batizado de Ícone autenticador para remetentes verificados (tradução livre de “Authentication icon for verified senders”), mostra uma chave ao lado do nome do remetente quando for ele de fato. Assim, o usuário tem a certeza de que não está caindo num golpe, e de quebra ainda evita a perda de tempo que a verificação da autenticidade de um e-mail do tipo leva – alguns são muito bem feitos. O funcionamento do sistema baseia-se no DKIM, ou DomainKeys Identified Mail para os não íntimos. Há mais informações sobre a tecnologia no site oficial.

A estreia se dá com os dois sites citados acima, mas nada impede que, futuramente, outros sejam adicionados ao rol. Dá para imaginar as já citadas instituições bancárias lançando mão da mesma técnica, ou mesmo redes sociais, outro alvo frequente de crackers. As possibilidades são gigantescas, e prometem trazer mais segurança no uso do e-mail.

Para ativar no seu Gmail, entre no Labs (basta clicar no ícone do balão de Enlenmeyer verde, no topo), e marque a caixa Enable, relativa ao Authentication icon for verified senders.

relacionados


Comentários