Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Fujicolor Pro 800Z: Descanse em Paz

Fujicolor Pro 800Z: Descanse em Paz

15 anos atrás

Mudanças drásticas e tempos de revolução tecnológica. Fico imaginando como os fotógrafos do começo do século XX reagiram ao aparecimento do primeiro filme negativo de rolo. Muitos devem ter desdenhado no começo. Os mais puristas devem ter acusado George Eastman de banalizar a arte fotográfica. Mas, assim como a fotografia digital está fazendo agora, as antigas placas de vidro foram relegadas ao passado. Porém, alguns bravos remanescentes dessa arte se mantiveram firmes por décadas antes de desaparecerem completamente.

Semana passada, a Fujifilm anunciou que está descontinuando a linha de filmes profissionais Pro 800Z por conta da baixa venda do produto. Segundo a empresa, os estoques são suficientes para durar até novembro com o atual ritmo da demanda. Notícia triste, porém inevitável. O consumidor comum não tem acesso a esse tipo de filme e os profissionais já estão, em sua maioria, utilizando equipamentos digitais.

Alguns anos atrás eu dizia que o digital era o futuro e felizmente (ou infelizmente) o futuro chegou. Porém, Russ Gunn, gerente do setor de produção de filmes profissionais da Fuji, declarou que o problema era com o PRO 800Z. Outros filmes negativos da linha profissional continuam vendendo muito bem e não correm perigo imediato de serem descontinuados. Inclusive, a empresa detectou que houve um aumento na venda de filmes instantâneos.

A tendência é que filmes mais específicos sejam cancelados e os mais comuns se mantenham a venda ainda por um bom tempo. Muita gente ainda usa o processo tradicional para fotografar (inclusive eu), mas não podemos negar o avanço da tecnologia.

PRO800Z

Fonte: Photography Blog

relacionados


Comentários