Meio Bit » Baú » Games » WinXisPa: como jogar o Vanguard Princess sem precisar ir ao Oriente

WinXisPa: como jogar o Vanguard Princess sem precisar ir ao Oriente

Confira nosso tutorial de como jogar Vanguard Princess (e outros jogos japoneses) no Windows XP. Bom lembrar que você vai precisar saber um pouco de japonês…

12/07/2009 às 11:41

Final de semana é meio complicado para os hardcore gamers, já que muitos de nós possuímos uma boa coleção de jogos e não podemos desfrutar da maioria deles, nesses curtos dois dias sagrados de descanso do trabalho e/ou estudo. Se você, caro jogador, possui tempo para jogar um belo jogo de luta 2D (bonitão mesmo…) e não possui dinheiro nem conta para pagar alguns dos bons títulos do gênero disponíveis no Steam, seus problemas acabaram!

Desde que você possua uma boa conexão de internê onde possa baixá-lo, um modesto PC com Windows XP e possa ignorar que o jogo freeware a seguir esteja quase que totalmente no idioma dos longos animês, óbvio. Se bem que para boa parte dos jogos de luta, o enredo não passa de uma desculpa esfarrapada para trocar uns socos e chutes com o adversário, humano ou máquina.

Vanguard Princess Logo

Bom, antes de começar a jogatina desenfreada de Vanguard Princess, que lembra Street Fighter, só que com lolicons, precisaremos considerar o seguinte:

Aparentemente o jogo fôra feito e produzido para o Japão, por um desconhecido produtor chamado Tomoaki Sugeno, que parece ter participado do desenvolvimento de jogos como Resident Evil 3 e alguns King of Fighters. Tendo isso em mente, antes de você, caro leitor do Meio Bit Games, pensar em instalar o jogo, é necessário que transforme seu Windows XP num sistema operativo que aceite jogos japoneses.

Dêem uma olhadinha abaixo em como fazer isso no Painel de Controle do tal sistema operativo, painel esse que só pode ser acessado por uma conta de usuário com privilégios de administrador no Windows XP:

Jogando no Japão

Após fazer todo o procedimento ilustrado na figura acima, que poderá exigir o disco de instalação do tal sistema operativo, o Windows XP pedirá para ser reiniciado, já que você acaba de ampliar o código de caracteres nativos do sistema, aceitando todos os kana (hiragana e katakana) e os kanji, os três alfabetos japoneses.

Vector — Vanguard Princess Download

Agora que seu sistema operativo tem a capacidade de lidar com os tais caracteres esquisitos daquele idioma, clique na figura ao lado para entrar na página de download e baixar o jogo, clicando num botão semelhante ao azul indicado na figura acima. São um pouco mais de 170 MiB para serem baixados.

Depois de baixar o jogo para o seu PC, execute-o e ele, por padrão, extrairá todos os arquivos necessários para uma pasta com 405 MiB e nome em katakana, onde lá estará o executável do jogo, também escrito em katakana.

Jogando o Vanguard Princess

Por isso mesmo era necessária a ampliação do suporte nativo aos caracteres do idioma japonês, se não o jogo não rodaria, já que o executável dele não encontraria todos os arquivos necessários para rodar Vanguard Princess, pois não estariam em tal alfabeto japonês.

Jogando no Japão

Como a disposição padrão do teclado japonês é levemente diferente da habitual dos jogos ocidentais, não esqueçam de ajustar o teclado antes de jogar, acessando o menu ‘Keyboard’ na barra de ferramentas do jogo, ou algo parecido com a figura acima.

Divirtam-se com alguns vídeos do jogo Vanguard Princess:


seg450 → 2D格闘testplay2


seg450 → 2D格闘testplay3

Gostaria de agradecer ao Wikleffe Couto, que através do blog Vida Extra, deu a dica do Destructoid.

relacionados


Comentários