Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Fotografia e Terrorismo

Fotografia e Terrorismo

15 anos atrás

Desde os ataques terroristas que balançaram o mundo alguns anos atrás, fotografar no Reino Unido era um pesadelo. Diretrizes do Terrorism Act 2000 (série de normas que devem ser seguidas pelas forças policiais para prevenir e investigar possíveis atos terroristas) estavam sendo interpretadas ao pé da letra e criando vários problemas para turistas que visitavam Londres e demais locais da Inglaterra. As pessoas eram proibidas de tirar fotos de locais públicos e de locais onde policiais estivessem de plantão. Várias pessoas tiveram seus equipamentos confiscados pela polícia ou foram abordadas com a costumeira simpatia britânica. Todo mundo sabia que a situação estava caminhando para algo insustentável. Qual a graça de visitar Londres se não podemos fotografar os pontos turísticos? Mas, parece que a situação esta mudando depois de várias reclamações.

Hoje, o departamento de polícia do Reino Unido publicou uma orientação esclarecendo alguns pontos do Terrorism Act 2000 que estavam sendo interpretados de maneira errônea. Segundo o documento, o público em geral ou membros da mídia não precisam de autorização especial para fotografar locais públicos e a polícia metropolitana, ou qualquer outro membro da força policial, não possuem poder para impedi-los. O documento também específica que os policiais só podem exigir ver as imagens feitas pela pessoa se ela estiver sendo investigada pela força anti-terrorismo, que se enquadraria dentro da seção 43 e 44 do Terrorism Act, mas, mesmo assim, o oficial de polícia deve ser capaz de comprovar uma suspeita razoável sobre a pessoa.

Outras partes do documento são específicas para os membros da imprensa e deixam bem claro que não é proibido fotografar locais em que oficiais de polícia estejam. O crime previsto no Terrorism Act 2000 é o de fornecer publicamente a identidade desses oficiais. Creio que todos os países que sofreram ataques terroristas nos últimos anos tenham entrado em uma histeria coletiva e permitido que seus governos, em nome da segurança, destruíssem a maioria das liberdades básicas. Porém, com a passagem do tempo, essas pessoas estão voltando ao normal e cobrando os seus direitos básicos. Bom para quem gosta de uma boa fotografia do Big Ben.

Fonte: Photography Blog

relacionados


Comentários