Meio Bit » Baú » Fotografia » Nikon: veja o que pode estar no forno

Nikon: veja o que pode estar no forno

09/07/2009 às 11:57

Não gosto de publicar rumores. Fico com dor no fígado de pensar em escrever um texto com três linhas sobre um futuro lançamento que pode vir a acontecer ou não. Mas, essa é uma postura minha em relação a informações sem confirmação ou que não possuem o menor sentido. Porém, temos que dar o braço a torcer para algumas informações que estão circulando pela rede sobre os futuros lançamentos da Nikon para o segundo semestre de 2009 e os primeiros meses de 2010. Esses rumores impressionam pelo fato de terem vários detalhes, estarem em sites que possuem a tradição de acertar nas previsões (informações privilegiadas?) e serem totalmente verossímeis perante as políticas da empresa.

As novidades mais bacanas, ainda para o segundo semestre de 2009, seriam o lançamento de uma DSLR básica que seria a substituta da D60 como câmera reflex mais barata da empresa. A D3000 chega com a obrigação de ser a nova campeã de vendas da empresa e brigar com a Canon pelos primeiros lugares nas listas de mais vendidas. Juntamente com essa câmera básica, também teremos a D300s, cuja principal melhoria em relação ao modelo anterior, seria a capacidade de gravar vídeos em alta definição (1080 pixels em 24 quadros por segundo). No mesmo pacote dessas duas câmeras, que muitos apostam serem anunciadas no dia 4 de agosto, também temos a novíssima lente AFS 17-65mm f3.2-4 G VR. Em outubro teremos a D700x, com 24,4 megapixels de resolução máxima e a capacidade de fazer filmes em alta definição.

Porém, as coisas devem ficar interessantes em 2010 com o lançamento da D4, de 15 megapixels, da D400, com 13,8 megapixels, e da profissional top de linha D4x, com impressionantes 30 megapixels de resolução máxima. Porém, o que mais chamou a minha atenção, seria a existência da Coolpix P1Dx, que seria a primeira compacta da empresa a usar o sensor estabilizado DX com 13,3 megapixels e uma lente com 3x de zoom ótico (28-85mm). Fora isso, temos um número enorme de novas lentes que, teoricamente, estarão chegando ao mercado no próximo ano.

Como disse, esses são apenas rumores que estão sendo espalhados por sites que possuem uma tradição em estarem quase sempre certos. Boa parte dos equipamentos listados podem mesmo vir a serem lançados, outros podem ser apenas delírios. Mas, se forem realidade, estamos vendo uma preocupação da Nikon em se manter líder de qualidade entre as câmeras voltadas para uso profissional. Talvez esse seja o ramo da fotografia que ainda suporta muitas inovações tecnológicas, ou simplesmente estão querendo manter a vantagem em relação à concorrência.

Fonte: Nikon Rumors

relacionados


Comentários