Meio Bit » Baú » Hardware » Impressões sobre o Macbook Pro 13"

Impressões sobre o Macbook Pro 13"

06/07/2009 às 14:12

Após mais de 2 anos, resolvi vender meu MacBook branco, e acabo de substituí-lo pelo novo Macbook Pro de 13 polegadas. Comprei o modelo mais simples (MB990LL/A), com 2Gb de RAM e HD de 160 Gb, direto na Apple Store em Chicago.

Estou usando este notebook há 10 dias, e relato abaixo minhas impressões durante estes dias:

Em comparação ao meu Macbook antigo (o branco), o peso e tamanho do equipamento novo é praticamente o mesmo. Entretanto, o fato do chassis ser feito a partir de um bloco de alumínio faz com que ele seja bem mais robusto. Era perceptível a distorção do chassis do equipamento antigo quando eu levantava ele por um dos cantos somente. Com o Macbook novo, isto não mais acontece, o que dá a sensação de um produto de acabamento e qualidade superior. A tela, ao fechar, nao encosta mais plástico diretamente no plástico como antigamente, existe uma borracha bem fina que faz com que o fechamento se faça de uma maneira mais suave. Quando estamos falando da tela, qualquer coisa que traga menos impacto é positiva, na minha opinião. Apesar do acabamento glossy (que virou o padrão em toda a linha da Apple) não agradar a todos, eu estou acostumado e não me incomoda de maneira alguma. O brilho da tela é realmente muito intenso, eu tenho trabalhado com 30% de rotina, e isso também ajuda a economizar bateria.

O teclado, que tem o mesmo tamanho do anterior, agora é iluminado. Parece uma besteira a mais, mas para quem gosta de ficar na cama trabalhando (como eu), é algo que ajuda. Logo abaixo, o enorme trackpad funciona como o anterior. Eu não faço uso do multi-touch por falta de hábito, somente uso o clique secundário com 2 dedos, que já funcionava no macbook antigo.

A bateria agora não pode ser trocada facilmente como antes. É necessário abrir o chassis para se ter acesso à bateria, porém segundo a Apple esta bateria nova dura até 7 horas. Não cheguei a testar a bateria até o final, mas o sistema acusa ter quase 6 horas sobrando para o meu uso (tela em 20% de luminosidade, wi-fi ligado, uso de browser somente). Se for isso mesmo, é um salto significativo, e de fato eu não faço questão alguma de carregar uma segunda bateria. Pelo que eu vi nos sites especializados, para se trocar a bateria (ou o HD) é bastante simples, e não invalida a garantia de fábrica.

Em termos de performance, em relação a meu Macbook anterior (2.0 Ghz, 4 Gb de RAM), subjetivamente eu não vi diferenças, até porque o uso que faço é muito leve, praticamente somente uso o browser, Microsoft Office e programas de mensagens instantâneas. Quando preciso usar para algo mais pesado (Adobe LightRoom, para fotos), a diferença também é pouco perceptível. Talvez para algum uso específico este notebook seja mais rápido, mas para uso geral não me parece.

Algo que me chama bastante atenção até hoje com os Macs é o conforto ao usar. Neste quesito, eu conto o ruído (ventoinhas, HD, teclado), aquecimento do chassis e também velocidade ao "acordar" quando a tela é aberta. O Macbook Pro novo melhorou em todos eles. Agora é muito difícil sequer escutar a ventoinha, e ele "acorda" instantaneamente, com Wi-Fi conectado assim que a tela chega à posição de uso.

Eu ainda pretendo fazer o upgrade para 4 Gb (ele suporta 8 Gb de RAM total), e um HD maior (160 Gb está bem apertado....minhas fotos tem que ficar em um HD externo), mas não vejo necessidade imediata para tal. Deixei de usar Windows rodando em paralelo (fazia isso devido ao meu trabalho), e portanto a necessidade de mais RAM não é mais crítica.

Vejo quase nenhum ponto negativo neste novo notebook, entretanto ainda o acho pesado demais, mas é uma questão meramente subjetiva. Talvez este não seja ainda o notebook ideal para mim somente devido ao peso, mas não me senti confortável ao usar o Macbook Air, principalmente pela limitação de memória RAM a 2 Gb, que são soldados na placa lógica. Eu tenho tido muita sorte com os 3 notebooks Apple que já tive, e tenho usado às vezes a assistência técnica da Apple (Genius Bar), que sempre me tratou com muito respeito e resolvem meus problemas. Infelizmente não sei como a assistência técnica da Apple funciona no Brasil, mas pelo menos na minha experiência nos EUA, tudo tem funcionado muito bem. Para alguns, talvez um grande revés seja a impossibilidade de se trocar a bateria com facilidade, principalmente para aqueles que viajam muito e gostariam de ter uma bateria secundária disponível. Outra coisa que pode incomodar a alguns é a retirada da porta Firewire 400 (agora somente FW 800), e a introdução de um novo conector para monitores externos, o tal mini DisplayPort, que necessita adaptadores novos para saida VGA ou DVI.

Devido a algumas mudanças na minha carreira ainda não sei se vou ficar com o Macbook Pro para mim, ou se vou migrar para o Air ou mesmo para o MBP 15". Vai depender muito de como vai ser meu estilo de vida em relação principalmente à frequencia de viagens, e também que máquina terei para meu uso na empresa. Mas o MBP 13" me parece uma excelente máquina que funciona bem tanto como máquina primária (conectada a um monitor externo) quanto um notebook para a estrada.

Ah, para quem quiser ver fotos, o Engadget tem uma galeria ótima.

relacionados


Comentários