Meio Bit » Arquivo » Engenharia » Microsoft desenvolvendo capacidade de percepção táctil em RV

Microsoft desenvolvendo capacidade de percepção táctil em RV

Para desespero das japinhas virtuais, logo você será capaz de colocar suas mãos pervertidas nelas. A Microsoft Research está desenvolvendo interfaces tácteis para ambientes RV.

7 anos e meio atrás

hqa13hq

Um dos maiores calcanhares de Aquiles da realidade virtual é a falta e interação física. Isso é um alívio pras japinhas virtuais, mas agora elas podem começar a correr apavoradas, a Microsoft está resolvendo essa falha.

Normalmente não temos uma forma de impedir que suas mãos atravessem objetos nos jogos e mundos em RV. Quer dizer, as mãos do personagem respeitam as colisões, mas as do jogador continuam se movendo.

Esse tipo de RV sem feedback táctil é inútil se você está desarmando uma bomba ou manipulando remotamente um robô-cirurgião em órbita. Os pesquisadores sabem disso e estão trabalhando em soluções. A Microsoft Research, divisão de pesquisa da empresa de nosso Indiano favorito e que investe mais em pesquisa do que o Brasil inteiro desenvolveu dois conceitos interessantes.

Em um deles uma plataforma móvel dá ao dedo do usuário a sensação de toque e pressão dos objetos, e é um mecanismo de mão-dupla. Se você forçar o mecanismo registra e o output vira input.

No outro caso uma série de pinos são acionados dando sensação da textura dos objetos no ambiente virtual.


MSPoweruser — Microsoft Research: NormalTouch and TextureTouch

Claro que não são produtos finais, são experimentos, provas de conceito. Em termos de engenharia isso é ciência básica, o objetivo não é produzir um Saitek, é criar a tecnologia e os conceitos que a Saitek utilizará daqui a uns 5 ou 10 anos.

Fonte: Digital Trends.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários