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Microsoft desenvolvendo capacidade de percepção táctil em RV

Para desespero das japinhas virtuais, logo você será capaz de colocar suas mãos pervertidas nelas. A Microsoft Research está desenvolvendo interfaces tácteis para ambientes RV.

17/10/2016 às 21:56

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Um dos maiores calcanhares de Aquiles da realidade virtual é a falta e interação física. Isso é um alívio pras japinhas virtuais, mas agora elas podem começar a correr apavoradas, a Microsoft está resolvendo essa falha.

Normalmente não temos uma forma de impedir que suas mãos atravessem objetos nos jogos e mundos em RV. Quer dizer, as mãos do personagem respeitam as colisões, mas as do jogador continuam se movendo.

Esse tipo de RV sem feedback táctil é inútil se você está desarmando uma bomba ou manipulando remotamente um robô-cirurgião em órbita. Os pesquisadores sabem disso e estão trabalhando em soluções. A Microsoft Research, divisão de pesquisa da empresa de nosso Indiano favorito e que investe mais em pesquisa do que o Brasil inteiro desenvolveu dois conceitos interessantes.

Em um deles uma plataforma móvel dá ao dedo do usuário a sensação de toque e pressão dos objetos, e é um mecanismo de mão-dupla. Se você forçar o mecanismo registra e o output vira input.

No outro caso uma série de pinos são acionados dando sensação da textura dos objetos no ambiente virtual.


MSPoweruser — Microsoft Research: NormalTouch and TextureTouch

Claro que não são produtos finais, são experimentos, provas de conceito. Em termos de engenharia isso é ciência básica, o objetivo não é produzir um Saitek, é criar a tecnologia e os conceitos que a Saitek utilizará daqui a uns 5 ou 10 anos.

Fonte: Digital Trends.

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