Meio Bit » Baú » Hardware » Internet das Coisas Inúteis: uma VELA inteligente

Internet das Coisas Inúteis: uma VELA inteligente

Para que facilitar se você pode complicar? Essa é a idéia da LuDela, uma vela inteligente conectada que pegou uma tecnologia de milhares de anos perfeitamente funcional e adicionou complicações como… Wi-Fi.

22/09/2016 às 15:02

vela

Velas já foram essenciais para a Humanidade. Hoje elas se resumem a basicamente duas funções: decoração e para chamar a atenção de entidades imaginárias. Inventadas milhares de anos atrás, não mudaram muito. Um cilindro de cera com um pavio de tecido no meio.

Não mais. O pessoal dessa tal LuDela decidiu que podem melhorar uma vela. Como melhorar? Como tudo hoje em dia, tornando-a conectada e dependente de um maldito app de celular.

Não estou brincando, dentro da tal vela temos isto aqui:

vela2

A tal vela, com conectividade Wi-Fi (claro) é cheia de sensores. Um refil de parafina permite que ela seja “recarregada”. Você pode, através do app, acender ou apagar a vela, programar horários, verificar o status da vela (sério).

O acelerômetro verifica se a vela foi derrubada, e a apaga automaticamente. Sensores de temperatura acionam alarmes, reduz ou aumenta a luminosidade e programa acendimento via timer.

Agora a parte realista: se a luz acabar você não pode acender suas velas, pois seu roteador está sem energia. Velas não provocam “milhares de incêndios”, idiotas sem a menor noção de como usar velas os provocam. Coloque em uma superfície sólida, com uma base segura e não inflamável (minha avó usava um prato) e pronto, acabou o risco.


Meet LuDela : The World's First Real-Flame Smart Candle

Algo simples como riscar um fósforo agora envolve configurar Wi-Fi, parear dispositivos, rodar aplicativos. Você corre o risco de não poder acender sua vela, por ter esquecido de carregar a bateria. Fale isso em voz alta, é a única forma de compreender o grau de ridículo envolvido.

Agora o melhor. Uma vela decorativa custa R$ 30,00 e já acho caro. Quanto você vai pagar por uma LuDela? US$ 99,00.

Isso mesmo. 99 Trumps por uma Vela Desnecessariamente Complicada. Bem-vindo ao futuro.

Fonte: Popular Science.

relacionados


Comentários