Meio Bit » Arquivo » Software » Mais um produto da maçã recebe update de software: o Apple II

Mais um produto da maçã recebe update de software: o Apple II

Calma, o update não é oficial: entusiasta lança versão 2.4 do Apple ProDOS para comemorar os 30 anos do lançamento do Apple IIGS.

7 anos e meio atrás

apple-iigs

O Apple IIGS era até bem bonito para a época

Antes da atual geração de Macs, talvez o Apple II tenha sido o desktop de maior sucesso de Cupertino. Embora o Macintosh original tenha vendido muito, suas variações já não conseguiram repetir o mesmo sucesso e o Bom e velho ][ continuava vivo, recebendo atualizações significativas. E era bem mais barato no fim das contas.

Dentre os modelos da família Apple II o GS foi o mais poderoso: lançado em setembro de 1986 ele possuía 256 kB de RAM (expansíveis até estonteantes 1 MB), processador WDC 65C816 de 2,8 MHz e um drive gráfico que lhe permitiu ter uma GUI, como o Lisa e o Macintosh e capacidades de sintetização de áudio melhoradas. Daí o GS (de Graphics and Sound).

O Apple IIGS, como todos os seus irmãos baseados em processadores de 8 bits rodava o Apple ProDOS 8, uma versão bem mais avançada do que o antigo Apple DOS e fora introduzido em 1983. Ele se manteve vivo até 1993, quando a linha ][ foi finalmente descontinuada com o fim das vendas do Apple IIe. O IIGS morreu um ano antes.

Ainda assim muita gente é fã da linha Apple II até hoje. Alguns ostentam seus computadores ainda funcionais mesmo nos dias atuais (o que não é exclusivo da Apple: tem muito MSX, Amiga e Commodore 64 rodando por aí) mas é verdade que esses hardwares pararam no tempo, bem como o software.

É aí que John Brooks, um desenvolvedor de software e true hacker entra em cena. Aproveitando os 30 anos do lançamento do Apple IIGS ele liberou pela primeira em mais de vinte anos uma atualização não-oficial do ProDOS, a versão 2.4 do SO.

Uma das mais interessantes adições ao ProDOS feitas por Brooks é o Bitsy Bye, um launcher de programas organizado na forma de um menu bastante funcional e prático, para facilitar a vida de quem quer rodar um programinha básico, abrir o BASIC ou jogar Prince of Persia e Karateka, clássicos da plataforma na época. Ele foi publicado no Internet Archive na forma de um emulador que roda em browser, (você pode conferi-lo através deste link), mas o pessoal do Ars Technica vai tentar bootar um Apple II de seu acervo pessoal para verificar se o update funciona no hardware para o qual foi projetado. E é bem capaz que rode.

Claro que tal movimento é o cúmulo do contraproducente e Brooks foi movido pelo espírito hacker, e lançou o ProDOS 2.4 apenas para descobrir se ele podia ser feito, mas não deixa de ser um exercício de paciência muito interessante.

Fonte: Ars Technica.

relacionados


Comentários