Meio Bit » Arquivo » Engenharia » Delta testando app de crowdsourcing contra turbulências

Delta testando app de crowdsourcing contra turbulências

Ninguém gosta de turbulência, nem as empresas aéreas, que tem prejuízos de US$ 100 M por ano. Agora a Delta está testando uma solução inusitada: quer detectar turbulência usando… crowdsourcing.

7 anos e meio atrás

lost-plane-crash-o

Turbulência é algo que as empresas aéreas detestam. Não que derrubem aviões, não derruba. Só que assusta passageiros, quebra o que estiver solto, diminui a vida útil da aeronave e, em raros casos, acaba com gente machucada, mesmo que seja gente burra que ignora o aviso de manter o cinto apertado o tempo todo.

Evita-se ao máximo turbulência, desviando de tempestades e nuvens suspeitas, mas algumas vezes é inevitável. Turbulência em tempo limpo é um problema sério, pois radar tem uma enorme dificuldade em enxergar ar puro, e convenhamos nem dá pra culpar. Há LIDARs, radares com laser experimentais que detectam esse tipo de turbulência, mas são raros ainda.

Uma solução está sendo testada pela Delta Airlines, e envolve… crowdsourcing. Mas calma, ninguém vai abrir hamburguerias a 30 mil pés. O projeto é bem mais realista.

delta

O aplicativo se baseia em dois pontos estratégicos: a conectividade internet dos aviões (totalmente isolada dos sistemas de navegação) e os tablets Microsoft Surface. Sensores instalados nos aviões reportam dados de posição, atitude, velocidade, altitude etc, acelerômetros medem a movimentação vertical e em caso de turbulência ela é automaticamente registrada.

Os dados são enviados para uma central e replicados para todos os usuários, em tempo real. Assim se você estiver 10 minutos atrás, terá na tela do Surface a indicação das zonas de turbulência conhecidas, e se for das grandes, alarmes audíveis avisam.

Claro que isso não adianta pro sujeito que faz o primeiro vôo do dia mas alguém tem que ser o boi de piranha.

O grande mérito é a automação, soluções que implicam em mais trabalho ao usuário raramente vingam. Essa tem o potencial de se tornar inclusive diferencial de vendas, se os vôos da Delta começarem a apresentar uma queda estatística significante para incidentes com turbulência.

Fonte: Travel and Leisure.

relacionados


Comentários