Meio Bit » Arquivo » Internet » Nokia Mobile Web Server

Nokia Mobile Web Server

15 anos atrás

Quando a Opera Software lançou seu produto revolucionário que iria mudar a Web (não mudou) fiquei com uma impressão de “mais do mesmo”. Não só por ser uma solução em busca de um problema, mas por já ter visto idéias semelhantes melhor implementadas. Em alguns casos, implementações bem mais ousadas, como o Nokia Mobile Web Server.

A idéia é a mesma do Unite, embora já exista a um bom tempo. (não que isso impeça os Operatards de dizerem que a Nokia utilizou uma anomalia espaço-temporal para copiar o Opera. TUDO foi criado pelo Opera).

 

Screenshot0114

É um webserver rodando no seu celular Symbian. Melhor ainda: é um webserver rodando no seu celular Symbian com direito a Python (chupa, Opera) e um set completo de aplicações, integrando com os dados do celular.

Picture 13 É possível definir usuários, níveis de acesso, regular quais informações serão disponibilizadas, qual o tipo de conexão a utilizar, limite de tráfego, limite de bateria, acessar a agenda, etc, etc e mais etc.

Picture 15

Na opção de Galeria de Imagens, acessamos os arquivos direto do telefone. Você pode criar galerias, definir que somente as da memória principal serão disponibilizadas, ou as do cartão.

Vejamos as principais ferramentas que o Nokia Web Server disponibiliza, direto de seu celular:

  • Blog
  • Acesso a câmera
  • Galeria de Imagens
  • Guestbook
  • Ferramenta de contato
  • Presença (infos de bateria, GPS, etc)
  • Web chat
  • Calendário
  • Mensagens (SMS/MMS)
  • Log de ligações
  • Agenda de contatos

O blog é fraquinho e limitado, você vai se sentir no Vírgula ou no Blig, se bem que ele disponibiliza RSS. OK, é melhor que o Vírgula.

Picture 14

O acesso a câmera pode ser liberado, se você tiver credenciais, ou pode ser mediante solicitação. Visitantes podem pedir “manda uma foto aí”, mas o mais divertido é usar o botão “Take snapshot” e fotografar o que o celular estiver vendo. Na prática, 90% de chances de pegar o interior do bolso de alguém.

Picture 17O formulário de contato permite que você seja incomodado por Instant Message OU mensagem de texto, que entra como SMS. A Instant Message aparece assim:

Screenshot0112 

O Webchat é uma excelente forma de explodir seu pobre celular, com diversas pessoas na mesma sala, conversando.

Picture 18 O calendário não só te dá acesso aos compromissos como permite a inclusão de novos eventos. Se você for um megablogueiro, celebridade do Twitter e ultra-solicitado como eu, pode disponibilizar o acesso público ao calendário, somente para leitura, assim sua enorme legião de fãs saberá onde você estará em uma semana altamente movimentada:

Picture 16É possível configurar a imagem de abertura, o servidor aceita temas, e todo o serviço existe em 6 idiomas diferentes.Não, português não tem. No cabeçalho há até informações de tipo de conexão que o celular está utilizando e a carga da bateria.

No celular você tem uma série de informações de logs de acesso, usuários conectados, dados transferidos e acesso a folders. O programa roda em background, afinal o Symbian tem (chupa, Apple) multitarefa, e decente.

Até algum tempo atrás imaginava que um programa assim não passasse de curiosidade, mas em situações como a do Irã, é extremamente estratégico ter uma solução completa de presença online rodando no celular. Pense bem, nenhum PC em casa, mobilidade total, todos os dados comprometedores em um cartão de memória. Isso é o pesadelo dos regimes totalitários.

Para quem quiser experimentar, o site do Nokia Mobile Web Server traz tudo que você precisa, do link de download até tutoriais e o cadastro, onde poderá criar sua URL pessoal. A minha, que nunca está no ar, é nokiacc.mymobilesite.net

relacionados


Comentários