Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Olympus EP-1 – agora é oficial

Olympus EP-1 – agora é oficial

15 anos atrás

Ano passado, um anúncio sacudiu o mundo da fotografia. A Olympus e a Panasonic estavam se juntando para desenvolver um novo sistema chamado de micro-quatro-terços. O objetivo era produzir câmeras com lentes intercambiáveis, mas que fossem menores e mais leves do que as atuais DSLR. A Panasonic sai na frente lançando o seu modelo Lumix G1 que, embora não fosse tão pequena assim, foi saudada como uma inovação na tecnologia fotográfica e ganhou vários prêmios de Câmera do Ano. Misteriosamente, a Olympus não lançou o seu modelo, dando apenas algumas especificações de um protótipo semi-acabado que percorreu algumas feiras de fotografia ao redor do mundo.

olympus ep1_b

Talvez fosse apenas uma estratégia de marketing. Lançar um equipamento naquele momento poderia ser um tiro no pé ao concorrer com a própria parceira de projeto. E, em 2009, um dos grandes lançamentos da história da empresa, a série Pen, estaria completando 50 anos. Então, por que não unir o útil ao agradável? A Olympus EP-1 está sendo chamada de a Pen Digital não apenas pelo formato ou por uma propaganda da empresa. A câmera realmente trás algo de inovador, assim como suas irmãs fizeram há 50 anos. A EP-1 é tudo aquilo que o sistema micro-quatro-terços prometeu que seria. Compacta e leve, mas não abrindo mão da qualidade. A câmera chega para criar uma nova categoria, afinal de contas, não é uma compacta, mas também não é uma DSLR.

olympus ep1

A pequena guerreira chega com 12 megapixels de resolução máxima em um sensor Live MOS (fator de corte de 2x), processador de imagem TruePic V, monitor LCD de 3 polegadas, duas novas lentes que vão compor o Kit (a Zuiko 17mm f/2,8 e a Zuiko 14-42mm), face detection, Shadow Adjustment, filtros artísticos (uma das inovações das DSLR da Olympus) e a capacidade de fazer filmes em alta definição, além de várias outras perfumarias. Porém, o que vai chamar a atenção mesmo é o design do equipamento. Vale lembrar que a câmera já possuí um adaptador oficial (opcional) para que possam ser usadas as lentes Zuiko normais, aumentando as possibilidades para o consumidor.

Como já tinha dito antes,  o fator negativo desse lançamento fica por conta do preço. Embora não seja tão cara como anunciada anteriormente, o preço da câmera com a lente Zuiko 14-42mm deve ficar em torno de US$ 799,00.

Veja a galeria de fotos feita com a câmera

Veja a galeria de vídeos feita com a câmera

Fonte: Dpreview

relacionados


Comentários