Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Kodak Easyshare Z980 no Photography Blog

Kodak Easyshare Z980 no Photography Blog

15 anos atrás

O Photography Blog, um dos dos sites mais bacanas que trabalham com fotografia atualmente, colocou no ar um interessante review com a nova ultrazoom da Kodak, a Easyshare Z980. A câmera possuí 12 megapixels de resolução máxima e 24x de zoom ótico (equivalente a uma 26-640mm no formato 35mm). Diria que, em relação à distância focal dessa lente, é um dos mais confortáveis equipamentos a venda no mercado atualmente. Temos aqui uma ótima grande angular e uma poderosa teleobjetiva. É possível fazer quase todo tipo de fotos, passando por retratos, paisagens e fotografia de natureza. Outras características dignas de nota no equipamento são o sistema de estabilização de imagem, a capacidade de gerar arquivos em RAW, a gravação de vídeo em alta definição (1280x720 pixels), sapata hot shoe para flash externo e o modo macro que permite a aproximação de até 1 cm do objeto fotografado. Outras configurações interessantes são os modos de exposição criativos e o Smart Capture para fotógrafos iniciantes. Outra característica digna de nota é o fato de ser a única ultrazoom (pelo menos em meu conhecimento) que tem disponível um grip vertical, acessório que deveria ser obrigatório em toda câmera com porte avantajado.

Infelizmente, nesse review, alguns defeitos das ultrazoons ainda não foram superados. A qualidade dos ISOs elevados continua péssima, culpa do minúsculo sensor que esses equipamentos usam. Se o sensor fosse maior, o que garantiria uma melhor qualidade de imagem, não seria possível alcançar essa gigantesca distância focal com lentes tão compactas. No caso da Z980, o ISO 400 já é bem deteriorado, tornando proibitivo o uso de sensibilidades maiores. Outra coisa negativa é que a nitidez nas distâncias focais mais altas fica comprometida, mas isso também é normal em lentes que não sejam pensadas para uso profissional. Mas, o que me deixou chateado mesmo foi a aberração cromática em algumas imagens. Outro fator péssimo é que as imagens em RAW geram tanto ruído quanto as imagens em JPEG. Pelo menos na teoria, deveria ser um pouco diferente.

Aqui caímos em uma grande verdade no mundo da fotografia e que muitos acabam ignorando. O que adianta a câmera ter recursos ótimos, praticamente falar com você e ainda fazer o café e assar o bolo, se a qualidade de imagem não for minimamente satisfatória. Essa é a conclusão que os analistas do Photography Blog chegaram e eu concordo plenamente. A Kodak Easyshare Z980 é uma câmera que, no papel, deveria ser um estouro. As especificações são maravilhosas e você fica com vontade de ter uma, mas toda a promessa vai por água a baixo quando até as fotos com ISO 64 apresentam ruído e outros problemas. Uma câmera que deveria servir para todas as situações acaba ficando limitada a apenas cenas com muita iluminação. Deprimente.

kodak-easyshare-z980

 

Veja o review completo no Photography Blog

relacionados


Comentários