Meio Bit » Arquivo » Internet » Tumblr vai passar a exibir ads nas postagens (e o Yahoo! quer dividir a grana)

Tumblr vai passar a exibir ads nas postagens (e o Yahoo! quer dividir a grana)

Vamos faturar: o Tumblr vai introduzir exibição de ads em todos os blogs; Yahoo! pretende exibir propaganda nas postagens.

8 anos atrás

tumblr

Enquanto o Yahoo! acerta seu futuro enquanto parte integrante da Verizon, o Tumblr se mexe para finalmente introduzir algo que deveria ter sido feito há muito tempo: monetização. O formato da plataforma não ajuda, a maioria de seu conteúdo é de textões de floquinhos e pr0n, então como pode ser possível ganhar dinheiro com ele?

Ainda assim vão tentar e da forma mais simples: exibição de ads. E o autor pode levar uma graninha no processo.

A proposta é a seguinte: a partir de hoje todos os mais de 300 milhões de blogs hospedados no Tumblr passarão a ser compatíveis com exibição de propagandas nativas, que podem ser desligadas nas configurações se o dono da página assim desejar. Ainda não está claro como eles serão exibidos, mas o mais provável é que eles sejam anexados junto de suas postagens e sejam de conteúdos relevantes. De qualquer forma, o Yahoo! precisa bolar algum jeito de recuperar ao menos parte do US$ 1,1 bilhão gastos com o Tumblr em 2013, algo que até agora a empresa de Marissa Mayer não descobriu como fazer.

A parte mais interessante, no entanto é que a plataforma pretende dividir os ganhos com os autores. Até o fim do ano o Tumblr espera repassar parte do dinheiro captado pelos ads àqueles que optarem participar do programa, o que pode ser interessante para aqueles que realmente utilizam a rede para veicular conteúdos interessantes, ou o utilizam como uma vitrine (muitos fazem isso). Já quem usa o Tumblr como mural de textões dificilmente conseguirá monetizar alguma coisa. Quanto ao pr0n… bem, tendo em vista que a Loura Má™ tentou certa vez criar um gulag e mandar todo o conteúdo sócio-educativo para lá

Enfim. A gente sabe que ads foram introduzidos na dashbord há algum tempo, mas veicula-los nas postagens é algo completamente diferente. Resta saber se os anunciantes terão interesse se relacionar suas marcas com o conteúdo muitas vezes tóxico da plataforma, e em caso positivo isso pode ser bem lucrativo para muita gente, desde que a fatia que o Yahoo! liberar para os criadores de conteúdo seja interessante.

Fonte: Tumblr.

relacionados


Comentários