Meio Bit » Arquivo » Cultura » 12 Discos para ouvir no Dia Mundial do Rock

12 Discos para ouvir no Dia Mundial do Rock

E hoje é Dia Mundial do Rock. Que tal bater a cabeça com esses 12 discos fenomenais?

8 anos atrás

dia mundial do rock

Hoje é Dia Mundial do Rock e nada melhor do que comemorar ouvindo Rock. O estilo faz parte de minha vida há 25 anos e este ano, aproveitando a abertura do canal POP do MeioBit, resolvi fazer uma pequena lista dos 12 discos bacanas para ouvir hoje. Como toda lista, ela é bem idiota, pois reflete apenas a opinião que quem a montou. Mas, não pensem nos discos abaixo como os melhores, é apenas uma seleção de coisas boas.

Quando sentei em frente a estante de CDs para escolher esses 12 não foi fácil. A princípio seriam 5 discos, depois passaram para 10 e finalmente fechei em 12. Bandas como Savatage, Iron Maiden, Metallica, AD/DC, Dimu Borgir, Ozzy e tantas outras ficaram de fora. Mas, temos que fazer sacrifícios.

Os álbuns não estão por ordem de importância. Todos são iguais e estão aqui apenas para sua diversão. Lembrando que a minha orientação é para o rock mais pesado. Convido todos os leitores que amam esse estilo musical a fazerem suas listas nos comentários.

01 — Ramones — Gratest Hits.

ramones - dia mundial do rock

O Ramones sempre esteve presente em minha vida. Eleger apenas um disco do grupo se tornou uma tarefa impossível, então ficaremos com essa coletânea que conseguiu cobrir boa parte da primeira fase da carreira do grupo. Temos aqui clássicos como Rockaway Beach (minha favorita), Teenage Lobotomy, I Wanna be Sedated (nunca vi essa música em outra coletânea), Commando, Pinhead e Pet Sematary. Para ouvir batendo cabeças.

02 — Elvis Presley — 30  #1 Hits

elvis - dia mundial do rock

Sim, o Rei do Rock não poderia faltar. Existem muitas coletâneas do Elvis no mercado, mas eu tenho um carinho especial por essa por conta da ótima qualidade do áudio. Foi feito aqui um bom trabalho de remasterização da obra do Rei. São 30 músicas e um bônus (A Little Less Conversation). Viaje ao som de Heartbreak Hotel, Hound Dog, Jailhouse Rock, Return to Sender, Burning Love e Suspicious Minds. Para ouvir balançando os quadris.

03 — Queen — A Night at the Opera

queen - dia mundial do rock

Qualquer disco do Queen poderia entrar aqui, mas resolvi colocar o mais icônico. A Night at the Opera jogou a banda ao estrelato e possui uma quantidade absurda de variação de estilos entre as faixas. Também é o disco onde encontramos 3 vozes distintas. Tanto Brian May quanto Roger Taylor cantam músicas muito bacanas. Destaque para a sempre imortal Bohemian Rhapsody, para as bacanas Good Company e ’39, para as baladas Love of My Life e You’re My Best Friend e as incrivelmente pesadas The Prophet’s Song e I’m in Love With My Car. Para ouvir cantando fino.

04 — Eric Clapton — One More Car, One More Rider

clapton - dia mundial do rock

Existem alguns artistas que prefiro ouvir ao vivo, por conta da habilidade e alma que conseguem imprimir nas músicas. Eric Clapton é um deles. Esse disco é um registro da turnê de 2001 e que considero um dos melhores shows do mestre. Passeamos aqui pelo Blues, pelo Rock e pelas baladas açucaradas. Tente não dançar com Hoochie Coochie Man, Cocaine e Layla. Tente não se emocionar com River of Tears, Tears in Heaven ou Wonderful Tonight. Ou tente ficar indiferente com Bell Bottom Blues, Change de World e My Fathers Eye. Destaque para a versão absurdamente bacana de Over the Rainbow. Para ouvir louvando de joelhos.

05 — Mago de Oz — Rock “N” Oz

mago de oz - dia mundial do rock

Esse disco é pura diversão. Na verdade ele é uma coletânea dupla onde no primeiro CD temos os bônus dos EPs do grupo. No segundo CD uma junção das canções Folk Metal do Mago de Oz. Para quem não conhece o grupo, eles fazem uma mistura de Metal com Folk e influências da cultura espanhola. Sim, uma mistura maluca. Destaque absoluto para La Posada de Los Muertos, Fiesta Pagana, El Cantar de La Luna Oscura e Hoy Toca ser Feliz. Para ouvir acompanhado de uma cerveja e flautas.

06 — Def Leppard — Hysteria

def leppard - dia mundial do rock

Hard Rock (ou Glam Rock segundo alguns)de qualidade. Esse disco do Def Leppart foi responsável por embalar muitas noites de diversão. Músicas diretas, com muita melodia e aqueles refrões melosos que não saem de sua cabeça. Aqui encontramos os clássicos Love Bites, Pour Some Sugar on Me e Run Riot. Para ouvir e morrer de um ataque de hiperglicemia.

07 — Helloween — Pink Bubbles Go Ape

helloween - dia mundial do rock

Sei que muitos vão achar estranho esse disco estar aqui, mas fora os preconceitos temos que admitir que ele é muito divertido, sem falar a insanidade das letras e da capa. O disco já começa com a música título e passa por pérolas como Heavy Metal Hamsters, Kids of de Century, Back on the Streets e The Chance. Porém, a que mais gosto é a baladinha Nunber One. Para ouvir em sua camisa de força.

08 — Black Sabbath — Heaven and Hell

black sabbath - dia mundial do rock

A maior parte da galera venera o velho Madman, mas o melhor vocal do Black Sabbath foi o saudoso Ronie James Dio. Acima de gostos pessoais temos apenas que aceitar a realidade. Coloque a bolachinha no CD Player e curta Neon Knights, Lady Evil, Heaven and Hell, Walk Away e Die Young. Época em que os discos tinham 8 músicas e todas eram excelentes. Para ouvir jogando cartas e fumando o cigarrinho do capeta.

09 — Gamma Ray — Land of the Free

gamma ray - dia mundial do rock

Não poderia faltar Kai Hansen e sua trupe com o disco mais bacana da banda. Land of the Free representa a fase mais otimista de Kai Hansen e é uma aula de Heavy Metal Melódico sem frescuras e açúcar excessivo. Men on a Mission, Gods of Deliverance, Land of The Free, Abyss of the Void e Time to Break Free devem fazer parte de sua discoteca. Para ouvir destruindo o pescoço.

10 — Judas Priest — Painkiller

judas priest - dia mundial do rock

Não poderia faltar nesta seleção o Deus (ou Deusa) do Metal. Rob Halford está em sua melhor forma como vocalista e comanda o Judas Priest direto para o apocalipse. Exagerado e fanfarrão como toda banda deveria ser. Desafio você a não bangear como louco ao ouvir as guitarras estridentes de KK Downing e Glenn Tipton. Destaques para Painkiller, Hell Patrol, A Touch of Evil e One Shot of Glory. Para ouvir com sua jaqueta de couro e correntes.

11 — Manowar — Fighting the World

manowar - dia mundial do rock

Essa muita gente vai estranhar. Esse é o disco mais farofa do Manowar e, ao mesmo tempo, o mais divertido. Hilário ver a pose de machão do grupo e cantando coisas como a faixa título e Carry On. Porém, o lado B do disco contém as 2 músicas que mais gosto do Manowar: Defender e Black Wind, Fire and Steel. Para ouvir afiando sua espada e esperando o vento negro.

12 — Rock of Ages — Original Motion Picture Soundtrack

rock of ages - dia mundial do rock

O filme Rock of Ages é um musical que tentou mostrar uma época que é muito difícil de explicar para os jovens de hoje: o cenário Glam Rock das décadas de 80/90. Fora algumas críticas mais duras, temos que admitir que a trilha sonora do filme é um deleite para quem viveu ou entende aquela época. Todas as músicas são cantadas pelos atores do filme e a surpresa fica por conta da habilidade de Tom Cruise que se recusou a utilizar dublê de voz. Todas as músicas são clássicos e vale pena dar uma olhada no disco todo. Para ouvir com purpurina, plumas e muito laquê.

É isso ai galera. Deixem os comentários, façam suas listas e vamos curtir muita música no dia de hoje.

relacionados


Comentários