Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Raising the Flag on Iwo Jima — identidade de soldado é revelada depois de 70 anos

Raising the Flag on Iwo Jima — identidade de soldado é revelada depois de 70 anos

Finalmente é revelada a identidade do 6º homem que está na famosa foto de Joe Rosenthal do hasteamento da bandeira americana em Iwo Jima em 1945.

8 anos atrás

iwo_jima_photo

Para entender o caso:

Sempre se acreditou que um dos seis homens que estavam na famosa foto feita por  Joe Rosenthal após a tomada da ilha de Iwo Jima era John Bradley. O fato de ter participado da foto lhe rendeu muita fama e, anos depois, os seus relatos levaram o seu filho, James Bradley, a escrever o livro Flags of our Fathers que deu origem ao filme A Conquista da Honra lançado em 2006.

Tudo lindo e maravilhoso, porém uma pesquisa feita por dois historiadores amadores (sim, isso existe) levantaram suspeitas de que John, na verdade, não estava presente na foto. O soldado que estaria no lugar atribuído a ele seria o fuzileiro naval Harold Henri. Essa suspeita foi levantada analisando as outras fotos deste dia e que haveria diferenças gritantes entre os uniformes utilizados por John e o homem que estava na foto. A pesquisa foi suficiente para que o Corpo de Fuzileiros Navais anunciasse uma investigação sobre a identidade dos soldados na foto.

Pois bem, agora saiu o resultado final da avaliação. O painel investigativo foi coordenado pelo General Robert Neller e levou em conta todas as fotos, vídeos, entrevistas e informações produzidas neste dia. A conclusão do painel é a mesma dos investigadores que levantaram a questão: John Bradley não é o sexto homem presente no hasteamento da bandeira sobre o monte Suribachi em Iwo Jima no ano de 1945. Na realidade, quem está presente na imagem é o soldado de primeira classe Harold Schultz, de Detroit.

Segundo o General Neller "nossa história é importante para nós, e temos a responsabilidade de garantir que ela está certa". Porém, ele ressalva que "Embora a imagem  de Rosenthal seja um ícone significativo, para a Marinha não é sobre os indivíduos e nunca foi. O nosso espírito de luta é capturado nesse quadro, e continua a ser um símbolo das grandes realizações do nosso corpo, o que eles fizeram juntos e o que eles representam permanece mais importante."

Pode parecer uma perda de tempo discutir sobre uma coisa que aconteceu em 1945, mas estamos falando, simplesmente, da mais famosa fotografia de guerra de todos os tempos. A foto, intitulada Raising the Flag on Iwo Jima, se tornou uma das imagens mais conhecidas do século XX. Foi utilizada como símbolo da guerra que os americanos estavam travando e foi publicada em centenas de jornais ao redor do mundo e milhares de cartazes americanos que pediam o apoio da população para o conflito. Fora isso ela serviu como modelo para o monumento Marine Corps War Memorial em Arlington. Rosenthal foi o único fotógrafo, até os dias de hoje, a ganhar um Pulitzer no mesmo ano de publicação de sua foto, e isso não é pouca coisa.

Fonte: Marines

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários