Meio Bit » Arquivo » Hardware » Com ajudinha da comunidade, OnePlus 3 enfim tira 100% dos 6 GB de RAM

Com ajudinha da comunidade, OnePlus 3 enfim tira 100% dos 6 GB de RAM

Após perder para o Galaxy S7 Edge em testes de velocidade, correção da comunidade para o OnePlus 3 tira mais de seus 6 GB de RAM no multitasking.

8 anos atrás

oneplus-3

O OnePlus 3 acabou de chegar ao mercado com um preço muito atraente (lá fora) e especificações de ponta, mas o que realmente chama a atenção nele são seus absurdos 6 GB de memória RAM. Logo todo mundo começou a se perguntar: faz diferença?

Os primeiros testes mostraram que para decepção de muita gente ele estava aquém do esperado, mas a comunidade veio ao seu resgate.

O que aconteceu é que o OnePlus 3 é uma aparelho mal otimizado para suas especificações de hardware. O quad-core Snapdragon 820 não consegue fazer um uso adequado de toda a RAM disponível e por isso em testes de velocidade contra o Galaxy S7 Edge (este equipado com o octa-core Exynos 8890) ele levou um banho:


C4ETech — OnePlus 3 vs Galaxy S7 Edge Speedtest Comparison!

No primeiro vídeo do canal C4ETech o S7 Edge abre 16 aplicativos em sequência em apenas 1:01 contra 1:11 do OnePlus 3, mas este teste diz mais sobre as otimizações do SoC do que a memória RAM em si. O mesmo entretanto não pode ser dito do multitarefa: o smartphone da Samsung finaliza a reabertura de todos os apps em 33 segundos contra 1 minuto e 11 segundos do rival. Motivo? Mesmo com 2 GB a mais de RAM (S7 e S7 Edge possuem 4 GB) ele não consegue armazenar tantos apps na memória, o OnePlus 3 fechou os primeiros que foram abertos.

Como isso pegou muito mal para um aparelho que prometia uma performance acima dos rivais, o pessoal do XDA Developers resolveu colocar a mão na massa, liberando eles mesmos uma correção na ROM, alterando parâmetros no arquivo build.prop. O resultado preliminar foi uma maior quantidade de aplicativos mantidos na RAM do smartphone, o que significa uma melhoria no que diz respeito ao multitarefa.

Assim sendo o pessoal do C4ETech resolveu testar novamente ambos aparelhos, e o resultado foi bem diferente.


C4ETech — OnePlus 3 (w/ RAM Fix) vs Galaxy S7 Edge Speedtest Comparison!

Desta vez os resultados são bem melhores. Embora tenha ganho 4 segundos na abertura de apps, executando tudo em 1:07 o OnePlus 3 ainda não é mais rápido que o S7 Edge. Porém no multitarefa a coisa mudou completamente: as animações mais rápidas que as do TouchWiz lhe deram uma vantagem sobre o smartphone da Samsung, terminando o teste em 23 segundos. O S7 Edge concluiu a tarefa nos mesmos 33 segundos de outrora.

Embora promissora a correção não é bem-vista pelo pessoal da OnePlus; o CEO Carl Pei disse que resolver tal problema “é algo bem mais complexo do que apenas alterar configurações”. Ele não fez nenhuma declaração de que um ajuste oficial está a caminho, o que está deixando algumas pessoas já desconfiadas que o pós-venda do OnePlus 2 se repetirá: este demorou muito para receber o update do Android já que o OxygenOS é um fork do robozinho, lançado após a rusga com a Cyanogen.

relacionados


Comentários