Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Que tal publicar no Instagram direto do seu Lightroom?

Que tal publicar no Instagram direto do seu Lightroom?

O plugin LR/Instagram promete ser uma ferramenta de publicação interessante, mas possui alguns probleminhas.

8 anos atrás

LR-Instagram

É isso o que promete um novo plugin batizado de LR/Instagram. Vou ser honesto com vocês, depois de muito tempo não cofiando muito no Instagram por conta de todas as firulas que eles oferecem, decidi criar uma conta. Percebi que o serviço é muito bacana e os filtros medonhos que ele possui só são aplicados na fotografia se o usuário assim o quiser. Ou seja, mais um lugar para compartilhar a produção fotográfica. Porém, a preferência é para fotos feitas com o celular, ou fotos que você baixa no celular para enviar. Agora isso acabou.

Você pode editar as suas fotos preferidas no Lightroom, direto de um arquivo RAW de qualidade elevada, e com alguns comandos enviá-las de seu computador para o Instagram. O plugin é gratuito para você testar e, se gostar do que ele oferece, é cobrado uma taxa (contribuição) de US$ 10,00 para registro do programa. Bem, então vamos ver como isso funciona?

Para começar é necessário instalar o plugin que está disponível na página do programa. Baixe o arquivo ZIP e descompacte em seu computador. Para instalar o plugin abra o Lightroom e no módulo biblioteca vá até Arquivo e depois em Gerenciador de Plugins. Na janela que abrir, onde estarão listados todos os plugins instalados, clique em Adicionar e procure o lugar onde você descompactou o LR/Instagram e selecione apenas a pasta. Pronto, seu novo plugin está instalado. O LR/Instagram já aparece em sua área de publicação, sendo necessário apenas configurar.

No painel de configuração você tem que digitar o login e a senha do Instagram. Nesse gerenciamento é possível aplicar sua marca d'água na publicação do Instagram, o que é muito útil. Depois de tudo certo ele vai aparecer no módulo Biblioteca junto com os outros serviços de publicação e, logo abaixo, uma pasta que funciona como uma coleção do Lightroom. Para mandar essa foto para o Instagram você deve arrastá-la da grade de fotos para essa pasta e clicar em Publicar.

O ponto positivo da brincadeira é a simplicidade. Os pontos negativos são que não encontrei uma opção para escrever uma legenda na foto, não é possível gerenciar o crop da foto (dependendo da composição a visualização no Instagram vai ficar bem estranha) e, por fim, mesmo que na grade do Instagram ela apareça quadrada, na hora de visualizar na Web a imagem está retangular.

A ideia é muito boa, mas ainda precisa de uns ajustes. O LR/Instagram é compatível com o Lightroom 3.0 e superior e também com o CC. Ele roda em Windows XP e superior e Mac OS X 10.7 ou superior.

Fonte: Petapixel.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários