Meio Bit » Arquivo » Mobile » WWDC 2016 — iOS 10 não deleta apps nativos, só os esconde

WWDC 2016 — iOS 10 não deleta apps nativos, só os esconde

RÁÁÁÁÁÁ, pegadinha da Apple! iOS não removerá os apps nativos do sistema mobile, apenas os esconderá; arquivos binários são vitais para o SO mobile

8 anos atrás

sergio-mallandro

Uma das novidades da WWDC 2016 que foi muito comemorada pelos usuários Apple foi o fato de que a partir do iOS 10, o sistema operacional mobile permitirá que os apps nativos, aquelas traquitanas da maçã que quase ninguém usa mas ficam lá ocupando espaço de tela e de armazenamento sejam removidos. Embora alguns deles como o iMessage, Músicas e FaceTime sejam úteis para boa parte dos consumidores, convenhamos que outros como Bússola, Relógio, Calendário e Vídeos não fazem a menor diferença. Logo mais espaço na Área de Trabalho e alguns MB preciosos liberados, certo?

Bem… sinto informar mas as coisas não são o que parecem ser.

O SVP de Engenharia de Software da Apple Craig Federighi participou, junto com o VP de Marketing Phil Schiller nesta semana do podcast The Talk Show do blog Daring Fireball, capitaneado pelo cientista da computação e jornalista John Gruber. Durante o programa Federighi foi questionado sobre o novo “feature” e resolveu jogar limpo: o usuário apenas removerá os ícones da Área de Trabalho, liberando espaço em tela. Os apps em si permanecerão instalados porém ocultos. O espaço em memória não será liberado de forma alguma.

ios-10

O executivo explicou o porquê: sendo direto os apps stock são parte integrante do iOS, e por causa disso não podem ser desinstalados. Seus arquivos binários fazem parte do pacote de autenticação do sistema operacional e são necessários, mesmo em segundo plano para validar o funcionamento dos dispositivos móveis da Apple. Assim, ao serem solicitados novamente pelo usuário na App Store o iOS apenas reativa o app, pois o sistema não precisa baixar algo que nunca foi deletado.

Ainda que o iOS traga uma quantidade de bloatware menor do que alguns concorrentes (estou olhando para você, Samsung) é fato que muitos usuários queriam se livrar dos apps nativos que não utilizam. Com o iOS 10 eles poderão ao menos escondê-los, mas não ganharão espaço de armazenamento algum. Uma pena.

Fonte: Cult of Mac.

relacionados


Comentários