Meio Bit » Arquivo » Internet » Amazon apostando no protocolo DPL/DPC

Amazon apostando no protocolo DPL/DPC

15 anos atrás

Como quem não quer nada, a Amazon tem se firmado como grande player no mundo da Cloud Computing, pois embora alguns achem que tudo fica "na nuvem", existem servidores por trás, não funciona por mágica.

Entre os vários serviços da Amazon Web Services está o Amazon Simple Storage Service, ou S3. É um recurso para hospedar online grandes quantidades de dados, com APIs de acesso remoto, espaço ilimitado (pagando, claro), etc, etc.

A grande novidade é que a empresa está promovendo um serviço de transporte de dados que é coisa do século retrasado: Correios.

Faz sentido. Por mais rápidas que as conexões sejam, transmissões de grande quantidades de dados ainda são lentas, e empresas de verdade produzem muita, muita informação. Um Terabyte não é nada improvável, e ocupa apenas um disco rígido. Se o envio for feito via Rede, mesmo esse simples Tera levará uma eternidade para ser transmitido. A Amazon dá uma tabela:

Para transmitir Um Terabyte de dados, com eficiência de 80% da conexão, levamos:

T1 (1,5Mbps) : 82 dias
10Mbits : 13 dias
T3 (44,7Mbps): 3 dias

Faz muito mais sentido pegar um HD, enfiar num envelope da Sedex, botar na mão do Tom Hanks e se tudo der certo, chegar na mão da Amazon em 24h.

Curiosamente essa é a ÚLTIMA solução que geeks considerariam, dada nossa predileção por respostas complexas para problemas simples, e serve para demonstra o quanto nossas conexões ainda são lentas, mesmo nos EUA.

fonte: Ars Technica

relacionados


Comentários