Meio Bit » Arquivo » Games » O esplendor em apenas 4 KB

O esplendor em apenas 4 KB

15 anos atrás

Há muitos anos, talvez desde o início dos videogames, a indústria está numa corrida desenfreada para proporcionar gráficos o mais realista possíveis ao jogadores. Essa prática inclusive é condenada por muitos, já que por ela muitas produtoras deixam a diversão de lado, mas isso é assunto para outro texto. Nesse eu quero falar um pouco sobre o vídeo que está abaixo.

Com pouco mais de três minutos e meio e mostrando paisagens foto realistas e vastíssimas, a animação foi feita usando uma técnica chamada Procedural Graphics. Compostas de diversos cálculos matemáticos complexos, ela não usa texturas como arquivos independentes, mas sim as cria em tempo real, reduzindo drasticamente o tamanho final do arquivo. Redução de que tamanho estamos falando? Saiba que o vídeo abaixo possui apenas 4 KB, isso mesmo, QUATRO!

Um dos grupos pioneiros desta área são os alemães do Farbrausch, responsáveis por criações como essa ou um FPS chamado .kkrieger e que tem apenas 96 KB, contudo, o pessoal do Rgba conseguiu extrapolar os limites com a criação do elevated. Mostrar tudo o que vemos nessa animação usando um espaço irrisório como esse é algo inacreditável e você pode fazer o download do arquivo para conferir, porém, esteja avisado que para rodar o arquivo satisfatoriamente é necessário ter uma boa placa de vídeo e bastante memória ram disponível. A técnica faz uso pesado do hardware para realizar os cálculos e conseguir gerar as texturas.

Pensando em seu uso nos games, com a enorme evolução na capacidade de processamento dos consoles talvez não fosse exagero já começar a pensar no uso maciço dos Procedural Graphics nos jogos. Mesmo com a enorme capacidade das mídias existentes, é questão de tempo até que elas se tornem obsoletas e poder reduzir o tamanho, pelo menos das CGs, poderia ser de grande ajuda, tanto para a indústria quanto para os jogadores.

[via Instant Fundas]

relacionados


Comentários