Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » Essa máquina bibliotecária sobre rodas é bárbara!

Essa máquina bibliotecária sobre rodas é bárbara!

¿Dónde está la biblioteca? pergunte pro robô. Em Singapura desenvolveram um que escaneia estantes passeando fisicamente entre elas e identifica livros faltando ou guardados no lugar errado.

8 anos atrás

Jpeg

Pra desespero da turma do Kindle bibliotecas ainda existem, e continuarão existindo por um tempo. Isso significa além de gente ainda usando o maldito MicroISIS (bota no Google) livros organizados manualmente e exemplares perdidos pois algum corno resolveu desrespeitar a regra de nunca colocar um livro de volta na estante.

Uma forma de resolver isso é automatizar a conferência de prateleiras, mas isso é manual e lento. Ou era. A A*STAR — Agência para Ciência Tecnologia e Pesquisa de Singapura (uma espécie de MCTI onde o Ministro não escreve Leis contra inovação) está desenvolvendo um robô que escaneia etiquetas RFID em livros e identifica exatamente se estão no local certo.

O bicho é tão bom que tem 99% de acerto, razoável para uma primeira fase experimental, e só de não esbarrar mesmo em estantes curvas, é bom avanço.

O uso de etiquetas RFID faz sentido, livros não são nada padronizados e muitos sequer trazem na lombada autor e título. Não adianta enfiar OCR se não há nada pra ler.

A idéia é que esses robôs escaneiem as estantes de noite e produzam relatórios de livros faltando, fora do lugar, etc. Claro, isso vale pra bibliotecas normais, se forem usar no Real Gabinete Português de Leitura vão precisar de um dos robôs de Pacific Rim.

8735773218_964f257374_o-1

Fonte: Science Daily.

relacionados


Comentários