Meio Bit » Arquivo » Indústria » Breaking News: pessoas descobrindo que não precisam trocar de iPhone toda hora

Breaking News: pessoas descobrindo que não precisam trocar de iPhone toda hora

Um monte de gente está descobrindo algo inédito, um segredo que os fabricantes não queriam que você soubesse: ninguém é obrigado a trocar de celular todo ano e o seu velho não explode quando anunciam um modelo novo.

8 anos atrás

2235253732_014fce8ab9_o

Lembra do seu primeiro carro? Aquela carroça que só tinha banco volante e motor porque o DETRAN exigia? Se livrou dele rapidinho, né? Aos poucos foi melhorando, comprando carros mais completos, e um fenômeno se manifestou (ehê): mesmo podendo a vontade de trocar de carro todo ano diminuiu. Os benefícios da geração mais nova não justificavam o upgrade, a não ser que você tivesse dinheiro sobrando.

Com celular acontece a mesma coisa, mas analistas sem muita noção de realidade entendem isso como fracasso. É mais ou menos como quando a Apple tinha mais de 90% do mercado de players de áudio, a venda de iPods parou de crescer e decretaram o fracasso do produto. Não havia mais pra onde crescer, caceta.

Hoje o segmento de celulares premium chegou nesse ponto de saturação.

Em 2013 34% dos usuários de iPhone levavam dois anos para comprar um aparelho novo. Hoje esse percentual chega a 50%. A culpa? Da Apple. Não duvido que nos Androids high-end a taxa de retenção seja igualmente alta.

Os fabricantes estão enfrentando um problema que eles mesmos criaram: produtos que atendem tão bem o usuário que ele não se motiva a migrar. Do VHS pro DVD foi tranquilo, DVD pro Blu-ray está sendo um parto. O ganho mesmo real não enche o olho do espectador.

Isso vai provocar uma mudança no modelo de negócios dos fabricantes, que convenhamos vivem de vender aparelhos. A Apple criou uma espécie de leasing onde você paga US$ 32 mensais e ganha um iPhone novo todo ano. Não me espantarei se outros fabricantes seguirem o mesmo caminho.

A alternativa é lançarem menos parelhos high-end, com um hiato entre eles bem maior, mas aí os mesmos que chilicam que a Apple lança aparelho novo todo ano vão chilicar que ela não lança mais nada.

Fonte: CNN.

relacionados


Comentários