Meio Bit » Arquivo » Games » Uma década depois, cadê o Half-Life 2: Episode 3?

Uma década depois, cadê o Half-Life 2: Episode 3?

Lá se vão dez anos desde que a Valve anunciou o Half-Life 2: Episode 3 e uma pergunta continua sem resposta: quando a Valve dará continuidade à sua principal franquia?

8 anos atrás

half-life-2

Depois de fazer um enorme sucesso com o revolucionário Half-Life e conquistar ainda mais admiradores com a sua continuação, a Valve decidiu expandir o universo da franquia lançando expansões para o segundo jogo. O problema é que inicialmente a ideia era dividir essas expansões numa trilogia e embora tenhamos visto dois episódios que davam continuidade à saga de Gordon Freeman, o desfecho nunca foi lançado.

O detalhe é que esta semana marca o décimo aniversario do anúncio do Half-Life 2: Episode 3, jogo que deveria ter sido lançado nas festas de fim de ano de 2007, mas que acabou se tornando um dos maiores vaporware da indústria, uma grande piada de mau gosto que aparentemente nunca terá fim.

Para “comemorar” a emblemática data, um sujeito resolveu compilar várias entrevistas que Gabe Newell deu sobre o game ao longo dos anos, onde podemos vê-lo indo desde um “ainda estamos trabalhando nisso”, até um “não temos nada a dizer sobre o Half-Life”. Repare que a última vez em que o chefão da Valve falou algo relevante sobre o assunto diante das câmeras foi em 2009, depois disso apenas mistério.


CrowbCat — Half-Life 3 through a decade by Gabe Newell

O engraçado (ou seria triste?) é que em 2012 o próprio Newell admitiu que a frustração dos fãs é compreensível, mas que com tantos jogos sendo produzido eles não tinham encontrado tempo para se dedicar à franquia. O problema é que se essa justificativa fazia algum sentido naquela época, hoje ela tem dificuldade em se sustentar, já que pelo menos publicamente a empresa não está desenvolvendo nada e os únicos jogos em que ela tem trabalhado são o Counter-Strike: Global Offensive, o Team Fortress 2 e o Dota 2.

Para piorar a situação, em janeiro passado o roteirista responsável pela série, Marc Laidlaw, deixou a Valve, sem falar é claro que o sonho de muitos fãs, que é o lançamento de um Half-Life 3 parece ainda mais difícil de acontecer, principalmente com a editora aparentemente muito mais preocupada em contar as moedinhas geradas pelo Steam.

Por enquanto, nos resta guardar o mínimo de esperança pelo lançamento de um novo Half-Life, além de percebermos como o tempo passa rápido, pois desde que a o Episode 3 foi anunciado vimos os Estados Unidos eleger o primeiro presidente negro da sua história, o Haiti ser devastado por um enorme terremoto, o mundo não acabar em 2012 — mas a dignidade da seleção brasileira de futebol sim — e até o Osama Bin Laden ser encontrado.

Fonte: Eurogamer.

relacionados


Comentários