Meio Bit » Arquivo » Games » Microsoft anuncia o fim do Project Spark

Microsoft anuncia o fim do Project Spark

Após liberar todo o conteúdo para o Project Sparks e afirmar que o seu desenvolvimento acabaria, Microsoft anuncia o inevitável fim do outrora promissor Project Sparks.

8 anos atrás

project-spark

Ao liberar gratuitamente no ano passado todo o conteúdo que havia sido lançado para o Project Spark, a Microsoft já havia dado um forte indício de que era apenas uma questão de tempo até que o jogo fosse cancelado e para a tristeza dos que gostavam do título, foi exatamente isso o que aconteceu.

O gerente de comunidade responsável pelo projeto avisou que desde o dia 13 deste mês o jogo foi retirado tanto da loja do Windows 10 quanto do Xbox One e para quem que já o tinha baixado, saiba que os servidores serão mantidos funcionando até o dia 12 de outubro. A partir desta data será impossível baixar qualquer criação feita por outros usuários, então é bom tratar de garantir logo aquela fase ou jogo que sempre te pareceu divertida.

Essa foi uma decisão extremamente difícil para nossa equipe,” afirmou Thomas Gratz. “Quando o Project Spark saiu do desenvolvimento ativo no outono passado, muitos dos membros da nossa equipe foram para outros projetos da Microsoft Studios. Embora isso signifique que não houve demissões na Microsoft, também significa que simplesmente deixou de ser possível continuar o trabalho nos bastidores para manter o Project Spark funcionando e com atualizações significativas e correções de bugs, então tivemos que tomar esta dura decisão.

Lançado em outubro de 2014, o Project Sparks chamou a atenção de muita gente por ser uma plataforma onde poderíamos criar os mais variados tipos de jogos, algo como uma espécie de LittleBigPlanet com uma jogabilidade em três dimensões, mas seja por não ter sabido monetizar o projeto, seja por não ter conseguido divulgá-lo corretamente, na minha opinião a Microsoft perde uma franquia que poderia ter sido muito melhor aproveitada.

Ao todo foram 46 pacotes de conteúdo, 16 atualizações e uma infinidade de criações, inclusive o Conker’s Big Reunion, jogo desenvolvido pela Team Dakota e que além de significar a volta do esquilo boca suja após anos de esquecimento, mostrava que algumas pessoas envolvidas com o Project Spark apostavam alto no seu futuro. Porém, nada disso parece ter sido o suficiente para conquistar um número significativo de pessoas que estivessem dispostas a gastar dinheiro no game.

Agora nos resta correr para baixar a maior quantidade possível de conteúdo para o título, mesmo sabendo que provavelmente nunca tocaremos neles e até mesmo tentar criar alguma coisa por lá, mas sei que dificilmente farei isso e daqui em diante ficará apenas a memória do tempo em que torci para que o Project Spark se tornasse algo tão legal quanto parecia.

Fonte: The Escapist.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários