Meio Bit » Arquivo » Internet » Google Search Options traz novas funcionalidades para filtrar resultados

Google Search Options traz novas funcionalidades para filtrar resultados

15 anos atrás

O Google apresentou nesta terça-feira novas funcionalidades do seu sistema de busca durante a segunda edição do evento Searchology, que aconteceu em Mountain View, Califórnia. As novas funções foram criadas com o objetivo de filtrar e entender melhor o que as pessoas estão procurando, para oferecer os resultados que elas realmente precisam.

O Google Search Options permite que você separe e ordene os resultados e gere diferentes visualizações para achar o que está buscando da forma mais rápida e simples possível. Existem divisões por vídeos, fóruns e reviews. A seção de vídeos é parecida com a do video.google.com, mas mostra os resultados de forma mais compacta. As opções de fazer buscas em fóruns e reviews são muito bem-vindas. Você pode fazer uma busca e escolher uma opção para mostrar apenas textos publicados em fóruns, e ainda fazer outra opção para mostrar apenas os resultados da última semana. A busca por reviews é ainda melhor, porque o trecho embaixo do título dá algumas indicações se o produto é bom ou não, dentro do possível, é claro. Mas o mais interessante para mim são as opções Timeline e Wonder Wheel, que mostram as pesquisas de forma gráfica e parecem ser bem práticas e divertidas de usar.

O painel do Google Search Options é como um cinto de utilidades que oferece novas formas de interagir com a ferramenta de busca, e que no futuro ainda deve receber novas funções ainda mais úteis. O Google também lançou os "rich snippets", pequenos trechos que mostram informações relevantes. Outra novidade é o Google Squared, que ao invés de simplesmente retornar os resultados, é capaz de fazer uma busca extensa pelo assunto e organiza automaticamente diversos dados que são entregues em planilhas personalizadas. Esta função vai estar disponível no final do mês no Google Labs.

Com estas novas funcionalidades, o Google está tornando o seu sistema de busca mais dinâmico e acessível, deixando de simplesmente oferecer os resultados para extrair, analisar e formatar as informações. Com isto, o Google pode enfrentar a ameaça da ferramenta de busca do Twitter, que consegue obter resultados muito relevantes sobre os assuntos mais falados do momento. O timing destas novidades não podia ser mais adequado.

Via PC World e Official Google Blog.

Clique abaixo para ver um vídeo.


relacionados


Comentários