Meio Bit » Arquivo » Internet » WhatsApp ganha versão desktop para Windows e Mac, mas...

WhatsApp ganha versão desktop para Windows e Mac, mas...

WhatsApp é finalmente disponibilizado em versão desktop para Windows e Mac, porém aplicativo ainda precisa da versão mobile para funcionar

8 anos atrás

whatsapp-desktop

Em janeiro de 2015 o WhatsApp finalmente liberou uma versão web do aplicativo, que se mostrou bastante útil para aqueles que o utilizam de maneiras mais profissionais (não que ele seja indicado para tal). Ainda assim ele era uma boa gambiarra, pois diferente dos concorrentes Viber e Telegram ele só funciona se a versão para smartphones estiver conectada à internet. Do contrário nada feito.

Pois bem, ontem a empresa lançou um standalone para desktops que funciona excelentemente bem em Windows e Mac, mas tal como a versão web possui o mesmo ponto fraco.

Embora não seja mais prático do que abrir uma aba em seu navegador preferido, usuários de Chrome sempre preferem manter o menor número de página abertas possíveis por questões de memória. Assim um programa dedicado é uma boa opção. Isto é, seria se o WhatsApp se libertasse de sua filosofia de depender sempre do app mobile.

A empresa já deixou claro em ocasiões passadas que oferecer um app com múltiplas instâncias não é uma opção, o WhatsApp foi desenvolvido para uso restrito nos smartphones e assim será para todo o sempre. Logo a versão para computadores nada mais é do que um wrapper do webapp, funcionando da mesma forma. É um espelho, precisa ser habilitado via QR Code e caso o seu dispositivo móvel perca a conexão, ele deixa de funcionar.

Ainda assim ele possui algumas conveniências como comandos de teclado. Com Ctrl+N é possível abrir uma nova conversa, e Ctrl+Shift+= permite dar zoom na página. De resto tudo o que a versão web faz o aplicativo para desktop fará, sem tirar nem por.

Ainda assim, se para você é melhor do que mais uma aba do Chrome comendo RAM, ele vale o download. O WhatsApp para desktop roda em Windows a partir do 8 e no OS X do 10.9 Mavericks em diante. Você pode baixar ambos aqui.

Fonte: WhatsApp.

relacionados


Comentários