Meio Bit » Baú » Software » Análise entre Flash e Silverlight

Análise entre Flash e Silverlight

11/05/2009 às 10:04

A Smashing Magazine fez uma ótima análise, técnica, sem fanboyismo entre as duas tecnologias mais proeminentes do mercado em aplicações RIA: Flash e Silverlight. Como era de se esperar o Flash é melhor na maioria das categorias testadas, mas o Silverlight se apresentou forte em outras e a decisão para optar entre uma ou outra, depende da necessidade do projeto e dos usuários finais.

Por exemplo, eles consideraram o modelo de animação do Silverlight melhor e mais robusto que o do Flash. Em compensação, o Flash possui melhor compatibilidade entre plataformas e maior suporte a formatos de imagens.

O que pode gerar surpresa é que o Silverlight ganhou na categoria Vídeo/Audio, um dos carros-chefe do uso e distribuição do Flash hoje. Isso não significa, obviamente, que se algo é melhor, será mais usado.

Leia o artigo, vale a pena cada tópico para decidir o que usar no próximo projeto e entender as limitações da escolha que for feita. O resumo da análise:

11-05-2009 06-58-16

É fato que a Microsoft melhora o Siverlight a cada nova versão. A Adobe não está parada e pelo visto, pela primeira vez, haverá alguma concorrência no mercado de Rich Internet Applications. O Flash e o Silverlight possuem limitações como qualquer outra tecnologia. O Flash possui um modelo de animações que depende de um arquivo de som vazio para manter o timing correto, por exemplo. É uma limitação que persiste desde suas primeiras versões. O Silverlight está disponível direto da Microsoft apenas para Mac e Windows e com suporte limitado a outras plataformas como Open Solaris e Linux.

Fonte: Smashing Magazine

relacionados


Comentários