Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Photoshop Bullying — sim, isso existe

Photoshop Bullying — sim, isso existe

Photoshop Bullying é a nova onda entre a geração atual de celebridades. Vejam como uma simples alteração fotográfica pode gerar uma acusação de assédio moral via Photoshop.

8 anos atrás

Pelo menos no mundo das celebridades o título deste texto é extremamente verdadeiro. O que acontece é que existe uma nova geração de celebridades, geralmente jovens, que não aceitam que as grandes revistas, ou campanhas publicitárias, retoquem as fotos com Photoshop (ou qualquer outro programa de edição) ao ponto de características físicas serem alteradas drasticamente. Quem já assistiu a um workshop de Photoshop junto ao mestre Clício Barroso sabe o que isso significa. A forma dos olhos são mudadas, o nariz afinado, queixo remodelado. Tudo para chegar a um ideal de beleza onde a simetria é o mais importante e para atender a um mercado (principalmente de cosméticos) onde as modelos precisam ser irrealmente bonitas.

Tivemos na semana passada, aqui no Brasil, um exemplo deste movimento. A cantora Manu Gavassi (nunca tinha ouvido falar) utilizou sua conta no Twitter para reclamar da forma como suas fotos foram alteradas no ensaio que fez para a revista VIP. A principal reclamação foi em relação ao aumento do volume de suas coxas. Como forma de protesto, ela postou em sua conta fotos suas sem nenhum tipo de modificação. O Resultado foram imagens como a de baixo, onde se compara o ensaio da VIP com as fotos feitas por ela.

photoshop bullying

Esse tipo de coisa pode ser novidade por aqui, mas na Terra do Tio Sam vem acontecendo com muita frequência. A mais nova polêmica foi em relação a um retrato feito da atriz Rumer Willis junto com suas irmãs para a revista Vanity Fair. Ela acusou os fotógrafos Mark Williams e Sara Hirakawa de fazer assédio moral com o photoshop por terem mudado substancialmente a forma de sua mandíbula em um dos retratos. Ela utilizou sua conta do Instagram para fazer o desabafo e foi enfática: “O fotógrafo photoshopou meu rosto para fazer a minha mandíbula menor e acho que é realmente ofensivo […] Eu não vou apoiar qualquer um que sente a necessidade de mudar a maneira como eu olho para me fazer bonita”.

photoshop bullying2

Como a coisa ficou feia, os fotógrafos vieram a público e fizeram uma declaração oficial para o New York Magazine onde afirmam que não foi utilizado nenhuma forma de alteração via software em seu rosto. A única coisa aplicada foi uma correção da distorção da lente, visto que foi utilizada uma grande angular para fazer o retrato do grupo. Eles admitem que o rosto da atriz realmente parece mais fino do que é, mas que isso foi resultado da lente utilizada e da tentativa de corrigir a distorção da lente. Porém, os fotógrafos também acham muito estranho Rumer Willis ter postado aquela foto, pois ela não foi publicada pela revista (não entrou na seleção de fotos aprovadas)  e eles não fazem a mínima ideia de como ela teve acesso a essa imagem específica.

Esses casos possuem alguns pontos que devemos levar em conta. O primeiro deles é que a manipulação não é coisa que apareceu com o photoshop. Ela sempre existiu na fotografia e desde os truques mais simples (desfocar levemente a imagem para limpar imperfeições da pele) quanto aos milagres que maquiadores profissionais fazem, o objetivo é sempre alcançar o ideal de beleza socialmente aceito. O segundo ponto é que, querendo ou não, é o próprio circulo de celebridades que exige que as imagens representem o melhor. Ninguém quer aparecer com rugas, estrias ou pele ressecada. Dessa forma, as pessoas (principalmente mulheres) que consomem essas imagens também exigem esse nível de retoque quando são fotografadas. São praticas que se retroalimentam. E por fim, vale lembrar que várias tentativas de romper esse círculo foram feitas. Campanhas fotográficas de celebridades sem edição digital, revistas que se propuseram a trabalhar com imagens sem modificações e nenhuma delas foi adiante. O mundo da fotografia (feminina, principalmente) é feita dessa doce ilusão onde tudo é perfeito, tudo é possível e tudo é lindo.

photoshop bullying3

relacionados


Comentários