Meio Bit » Arquivo » Hardware » Tecnologia IT Crowd para a Internet das Coisas

Tecnologia IT Crowd para a Internet das Coisas

A Internet das Coisas está se tornando mais realista, agora resolve os problemas que os fabricantes fingem que não existem. Desta vez é uma tomada inteligente que detecta quando sua internet caiu e desliga e religa seu roteador.

8 anos atrás

giphy

Outro dia eu voltei da rua, coloquei o celular para carregar e aproveitei para baixar meus podcasts. Reparei que estava tudo lento. Com horror constatei que estava usando a rede de dados da operadora de telefonia. Meu Wi-Fi não entrava. 

Tentei acessar manualmente. A rede estava lá, mas não conectava. Apaguei a rede, adicionei de novo, nada. Impossível conectar. Testei em outra rede, funcionou. Testei os iPads, funcionavam normalmente. Abri o admin do Access Point. Conferi senhas, bloqueios de MAC ADDRESS, cheguei a trocar manualmente o canal. Nada. Desliguei e liguei o celular. Nada. Reboot no roteador. Nada.

Aí lembrei do Roy, fui bem literal e desliguei e religuei fisicamente o roteador. YAY! Tudo voltou a funcionar.

A Primeira Lei de Cardoso é bem clara: a Informática não é uma Ciência Exata. Equipamentos domiciliares não têm a confiabilidade de um datacentre de sete zeros, aqueles com 99,99999% de uptime e que custam uma fortuna (já trabalhei com um desses e adivinhem: caiu).

Por mais que nossos equipamentos sejam eficientes dentro de sua realidade, de vez em quando é preciso meter o dedo no reset, chutar a tomada. Por isso isto aqui faz sentido.

Reset_plug2

Se chama ResetPlug, é uma tomada inteligente cuja única função na vida é trazer a manteiga identificar se sua rede Wi-Fi está no ar e o acesso internet normal. Se não conseguir, ele desliga e liga o roteador (que você obviamente plugou no ResetPlug).

Ele repete o processo a cada cinco minutos, até a internet voltar.

Excelente, apesar de meio caro, e altamente recomendado, certo?

Err… não. Na teoria é excelente, mas no mundo real você fez algo indesejado: introduziu mais um ponto de falha em seu sistema. Agora além do seu roteador a sua tomada pode travar também. Você precisará de um ResetPlug para monitorar o seu ResetPlug ligado no roteador.

Ou seja: excelente idéia mas só vale o investimento se você for daquele tipo de idiota que bate cabeça 2 h antes de levantar a bunda e ir desligar o roteador.

Exceção: locais como meu bar preferido onde o rapaz que entende tudo de informática instalou o roteador no teto e um corno precisa pegar uma escada toda vez que ele trava e tem que ser resetado.

Fonte: The Verge.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários