Meio Bit » Baú » Demais assuntos » Linux atinge marca histórica de 1% do Mercado

Linux atinge marca histórica de 1% do Mercado

02/05/2009 às 16:32

Depois de apenas 18 anos desde sua criação (Ou 26 anos, se você fala GNU/Linux) o sistema operacional preferido de 1 entre 100 usuários de computador saiu da categoria "erro estatístico" e passou a figurar com orgulhosos 1,02% entre os sistemas listados na pesquisa da Net Applications.

O crescimento de 150% nos últimos dois anos para desespero do Stallman não tem a ver com a campanha da Free Software Foundation contra o Windows Vista, mas com a demora da Microsoft em descobrir o mercado dos Netbooks, que de qualquer jeito não tinham em seu início capacidade de rodar Windows, nem o Favel-digo, o Inclusão Social Edition.

Caso o quadro se mantenha, com 75% de crescimento ao ano, é possível calcular o Ano do Linux como... 2016, quando o Linux atingirá 51% de Mercado.

Vai acontecer? Dificilmente. O Linux vem sendo inexoravelmente sabotado nos notebooks (Satux, cof cof, Librix, cof cof) e nos netbooks. O Fantasma do Vista (que é bem menos assustador do que dizem) já é quase passado, e convenhamos, é muito fácil dominar um Mercado onde você é a única alternativa. Windows que o diga.

Fonte: BLUG, via Twitter do Phillipe Xadai

relacionados


Comentários