Meio Bit » Arquivo » Ciência » Módulo Inflável da ISS será instalado no sábado

Módulo Inflável da ISS será instalado no sábado

Sábado de manhã rola um programão para quem curte ficção científica: acompanhar ao vivo direto do Espaço a instalação do módulo inflável da Estação Espacial Internacional.

8 anos atrás

beam_berthed_to_iss_aft_port_node_3_concept_art_b_003

Sábado, 6:30 da madrugada teremos um show diferente na NASA TV. Nesse horário se tudo der certo começa a instalação do BEAM — Bigelow Expandable Activity Module, módulo inflável que subiu domingo na nave Dragon. 

Ele será instalado em uma porta de atracagem no módulo Tranquility da ISS. A atracagem é uma manobra onde a nave é capturada e puxada manualmente para a posição final, então uma série de mecanismos, incluindo 16 parafusos a prendem à estação. É uma forma bem mais firme e segura do que a acoplagem, mas não permite uma fuga rápida em caso de emergência.

O BEAM ainda está no compartimento de carga não-pressurizada da Dragon, passando por um período que chamam de “estabilização térmica”, um nome bonito para deixar o bicho esfriar por inteiro.

Cf3z4HXVAAAr42h

A NASA espera terminar a instalação em menos de uma hora, mas não estão com pressa. Como sempre cautela é a palavra-chave. O módulo só será inflado no fim de maio, e somente uma semana depois disso os astronautas entrarão nele. Mesmo com ele funcionando a escotilha permanecerá fechada os os astronautas só raramente a abrirão, para fazer medições e pegar resultados de sensores. Depois de dois anos ele será desacoplado desatracado e solto para eventualmente queimar na atmosfera.

Qual a lógica de jogar fora um módulo perfeitamente bom? É a lógica da NASA, lembre-se disto:

maxresdefault

Leia também:

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários