Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Mais uma polêmica em foto publicitária

Mais uma polêmica em foto publicitária

Foto de campanha publicitária da GAP Kids gerou polêmica por conta de suposto racismo. Mais um caso de pessoas sem ter o que fazer.

8 anos atrás

Mais um dia e mais uma treta na internet. Em tempos de práticas politicamente corretas e de SJW dominando redes sociais, é até compreensível o caso que aconteceu com a GAP. Fico imaginando a cabeça dos fotógrafos e publicitários que precisam se colocar no lugar de sua audiência e imaginar todas as possíveis interpretações, por mais absurdas que possam ser, de uma foto ou campanha publicitária.

A ideia da campanha da GAP Kids era simples: mostrar histórias reais de meninas que estão celebrando formas criativas de autoexpressão e partilhar as suas experiências. A campanha é uma parceria com a linha de roupas Lifestyle da apresentadora de TV Ellen Degeneres. A foto em questão é essa abaixo, que mostra o grupo de dança Le Petit Cirque que é composto de três meninas brancas e uma negra. Claro que daria problema.

gap

Após a publicação da campanha uma enxurrada de comentários raivosos invadiu a internet por conta do fato da criança negra estar sendo um suporte para a criança branca. Kirsten Oeste Savali, do site The Root, escreveu Contrariamente à opinião popular, a cultura popular e política, as mulheres negras e as meninas não são nem braços, cenários e nem suporte, apesar da supremacia branca, literalmente, colocando seu peso pesado sobre as nossas cabeças. O Twitter também apresentou reações bem pesadas em relação à foto.

gap2

Claro que todo o burburinho gerou um pedido de desculpas da GAP para com seus consumidores. O comunicado oficial diz que a empresa tem 46 anos de mercado e se orgulha de promover a diversidade e inclusividade, que eles agradecem toda a discussão a respeito do tema e pedem desculpas para quem se sentiu ofendido.

Sério mesmo? Eu olhei a foto e vi crianças se divertindo. Um fato interessante é que as duas crianças do centro, que geraram toda a polêmica, são irmãs e filhas da atriz Brook Smith. Fica o aviso para os fotógrafos publicitários: o mundo é dark e está de olho em vocês.

Fonte: Petapixel.

relacionados


Comentários