Meio Bit » Arquivo » Mobile » Microsoft BUILD 2016 — Aurora dos Bots

Microsoft BUILD 2016 — Aurora dos Bots

A mais antiga promessa da Computação, os Agentes Inteligentes, parece finalmente estar se firmando no horizonte. A Microsoft fez o que faz melhor e lançou na BUILD 2016 um framework de desenvolvimento de bots que tem tudo para mudar a forma com que interagimos com nossos aplicativos e gadgets.

8 anos atrás

vlcsnap-00005

Eu não costumo fazem muitas recomendações, é uma estratégia pra ver se algúém me paga para elogiar efusivamente alguma coisa, como tantos vlogueiros e tuiteiros com suas recomendações “espontâneas”. Até agora não funcionou, mas abro uma exceção para Conexões, uma série BBC que começou em 1978 e teve sua terceira temporada em 1997.

Nela James Burke viaja pelo mundo mostrando como tudo está interconectado. O sujeito que faz experimentos dissecando coelhos descobre o conceito de feedback que hoje é usado em satélites. Sério, procure na locadora do Paulo Coelho: o Connections 3 vale cada byte.

Pois bem: no primeiro episódio da 3ª temporada, em 1997 James Burke está na Índia rural com um telefone de satélite e um PowerBook. Ele demonstra os primórdios da conectividade e algo que na época ainda era ficção científica: os Agentes Inteligentes.

Não esse. AINDA não.

Não esse. AINDA não.

A ciência da computação fala disso tem décadas. Tivemos um excelente exemplo de um Agente Inteligente rodando no Microsoft HoloLens 3 anos antes no filme Assédio Sexual, com Michael Douglas e Demi Moore.

A idéia do Agente Inteligente é diferente de um HAL9000, ele não é necessariamente inteligente de verdade, ou mesmo consciente. Ele é em essência uma interface que funciona com linguagem natural e permite que você automatize tarefas. Um bom agente também é pró-ativo, não como quando você manda a Siri te lembrar de comprar bacon quando sair do serviço, mas como a Siri que identifica nos seus e-mails uma reserva para um vôo e te avisa automaticamente quando o horário está chegando.

O que a Microsoft lançou hoje na BUILD 2016 foi algo que finalmente permitirá a popularização desse tipo de serviço. O pacote tem o nome de Cortana Intelligence Suite:

cortana-intelligence-suite

A demonstração do Bot Framework, feita por Don Driscoll foi simples e instigante, meu lado programador ficou doido pra brincar com ele. A abordagem da Microsoft foi perfeita: esqueça a Inteligência Artificial Forte, ninguém vai emular um cérebro tão cedo, ou mesmo nunca se Penrose e Nicolelis estiverem certos.

O negócio é a IA Fraca, onde os bots trabalham com linguagem natural e apenas “parecem” inteligentes. Nenhum vai te explicar o sentido da Vida do Universo e Todo o Resto, mas vai saber que você todo dia almoça vendo o Daily Show, mas esqueceu de baixar então por conta própria dispara o µTorrent e avisa quando terminar o download.

No video abaixo Driscoll cria um bot para a Domino's e depois Lili Cheng mostra a interface de Machine Learning onde a capacidade de compreensão do bot pode ser aprimorada:

TechoWin — Microsoft Bot Framework Live Demo At Microsoft Build 2016

O Bot Framework da Microsoft não roda em um console, sua interface são aplicativos. Pode ser a Cortana, pode ser o Skype, pode ser o Telegram, Twitter ou até… SMS. Isso mesmo, você pode escrever um bot para interações em linguagem natural via SMS.

Por mais misantropo que eu seja odeio mais ainda interagir com máquinas. Toda interface precisa ser aprendida, todo dia são novos botões, novas combinações de teclas e atividades simples são uma lista de cliques. Para ver um episódio de uma série no Chromecast gasto NOVE cliques, isso sabendo exatamente onde o arquivo está. Uma de minhas metas é usar o Bot Framework pra automatizar isso, estamos em 2016, não faz sentido usar mouse pra tudo, feito um neandertal.

Leia também:

relacionados


Comentários