Meio Bit » Arquivo » Games » 1993 Space Machine, o jogo que levou duas décadas para ser lançado

1993 Space Machine, o jogo que levou duas décadas para ser lançado

Com seu desenvolvimento tendo iniciado há mais de 20 anos, 1993 Space Machine é um Shoot 'em up que migrou para o PC e que só foi lançado esta semana.

8 anos atrás

1993-Space-Machine

Você provavelmente não lembra o que fazia em 1993, mas aquele foi um ano importante para Krister Karlsson. Foi nele em que o sueco esteve perto de lançar, junto com três amigos, o jogo em que havia trabalhado nos meses anteriores, um Shoot 'em up para Amiga que se chamaria Shenandoah: Daughter of the Stars. Porém, o projeto acabou passando por dificuldades, o grupo se separou e o título nunca viu a luz do dia. Quer dizer, não até esta semana.

Rebatizado como 1993 Space Machine e tendo mudado de plataforma, o game acaba de ser disponibilizado no Steam e foi publicado pela Modesty, empresa de design mantida por Karlsson em Estocolmo, de onde ele falou sobre a alegria por ter conseguido terminar a criação.

Esse é um dia muito empolgante na minha vida. Finalmente, o jogo que desenvolvi num quarto durante a minha infância lá em 1993 está pronto, mesmo que tenha levado 23 anos para ser terminado. Quando ele for lançado eu poderei olhar para outros projetos inacabados — como limpar o porão.

O interessante é que a conclusão do jogo só foi possível porque em 2013 o sujeito encontrou duas caixas no tal porão onde estava escrito “Coisas do Amiga” e após dar uma olhada no seu conteúdo, ele descobriu que lá estavam dois computadores e vários discos com a demo do Shenandoah.

A partir de então começou o processo de resgate do jogo e embora a nova versão rode numa engine mais moderna, a ideia sempre foi manter o 1993 Space Machine o mais fiel possível ao original, o que fez com que o design dos estágios, o enredo e as artes ficassem praticamente idênticas a o que a equipe criou há mais de 20 anos. Isso inclusive fez com que o novo jogo utilizasse uma paleta de apenas 32 cores e a quantidade de objetos na tela fosse bem mais limitado do que aquilo que pode ser feito em máquinas mais poderosas.

Disponível no serviço de distribuição da Valve por pouco mais de R$ 20, o game parece uma boa dica para quem gosta de “jogos de navinha” com progressão horizontal, oferecendo 13 estágios, 25 tipos diferentes de armas, mais de uma centena de inimigos e como o próprio nome dá a entender, servindo como uma bela viagem ao passado.

http://www.youtube.com/watch?v=VU1-IfSH864modestysweden — 1993 Space Machine game trailer

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários