Meio Bit » Arquivo » Games » Formula 1 declara guerra aos mods

Formula 1 declara guerra aos mods

Formula 1 sai à caça das modificações que utilizam as marcas da categoria e exigem que mesmo as criações para os jogos oficiais sejam tiradas do ar.

8 anos atrás

f1-2015

Eu sempre gosto de defender os mods com o argumento de que eles podem fazer com que a experiência seja mais interessante em certos títulos e que podem tornar a vida útil dos jogos bem maior. Pois a impressão é de que foi justamente isso o que deve ter feito com que a Formula One World Championships Ltd. entrasse numa verdadeira cruzada contra aqueles que modificam games como o Automobilista, F1 2013 e F1 2014.

O assunto veio a tona depois que o fórum RaceDepartment recebeu um aviso exigindo que todos as modificações presentes por lá fossem tiradas do ar, o que fez com que mais de 30 páginas fossem apagadas e a explicação dada pela entidade que cuida da categoria é que essas criações utilizam marcas sem autorização.

Se de um ponto de vista legal a intimação é válida, por outro lado ela parece um tanto estúpida, afinal os criadores das modificações as distribuem gratuitamente e no fundo eles estão fazendo um tipo de propaganda para essas marcas, que serão incessantemente vistas tanto pelos jogadores quanto por aqueles que se depararem com fotos e assistirem vídeos que eventualmente são publicados na internet.

Contudo, há de se levar em consideração que o ato de manter as equipes atualizadas tem o potencial de afastar os jogadores da versão mais nova do jogo oficial da Formula 1, que vale dizer, por uma questão contratual não conta com uma representação fiel dos carros da equipe Williams e como os fãs dos simuladores adoram ter o jogo mais real possível, as modificações é uma maneira deles serem atendidos.

Essa postura por parte da empresa que cuida dos direitos da principal categoria do automobilismo chega justamente num momento em que decisões de seus dirigentes são tão duramente criticadas e questionadas, com circuitos tradicionais sendo substituídos pelos milhões de dólares dados por políticos/ditadores de países emergentes e com as várias mudanças de regras não tendo surtido efeito em tornar as corridas mais interessantes.

Na verdade, esse combate por parte da Formula 1 não chega a ser novidade nem exclusividade dos games, com os responsáveis pela marca sendo bastante duros mesmo com as emissoras que transmitem as provas e é por isso que a Globo não utiliza o logo da categoria, tendo criada aquela animação que antecede as transmissões.

É uma pena que os engravatados destas companhias pensem tão pequeno, mas o que serve para nos tranquilizar é que eles podem bater o pé, mandar cartinhas intimidadoras, rolar de raiva pelo chão, mas no fim das contas as pessoas sempre encontrarão maneiras de compartilhar as boas modificações que foram criadas.

Fonte: PCGamer.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários