Meio Bit » Arquivo » Indústria » Aviso: Balas de Tungstênio calibre 20mm podem fazer mal

Aviso: Balas de Tungstênio calibre 20mm podem fazer mal

15 anos atrás

Que Chumbo, Tungstênio e Urânio Empobrecido podem ser péssimos pra saúde é um fato, e você nem precisa ser um Decepticon ou um pirata Somali para descobrir isso. Precisa ser um ecologista, e ter um bom Lobby.

Um Lobby mundial, aliás, pois agora as forças armadas da OTAN estão gastando tempo e dinheiro criando munições mais seguras, não-tóxicas e ecologicamente corretas.

Isso mesmo. Relatórios inconclusivos levantaram a bola de que urânio empobrecido (com baixo grau de radioatividade) poderia ser eventualmente perigoso, então grande parte da produção de munição de alta penetração (ui!) foi convertida para Tungstênio, que serve para filamentos de lâmpadas e balas duras, muito duras.

Agora novos relatórios indicam que o Tungstênio usado em foguetes de 70mm disparados por helicópteros Apache, bombas de fragmentação antipessoal, munição antitanque de 120mm e outros vários armamentos é... potencialmente tóxico.

O sistema de armas MK-15 Phalanx, conhecido como R2D2, utiliza munição de alta penetração de Tungstênio, calibre 20mm, e dispara 4500 tiros por minuto. Veja uma demonstracão:

Você acha MESMO que o infeliz que está do outro lado está preocupado com uma possível intoxicação?

Agora eu pergunto: Ninguém acha hipocrisia alguém se preocupar com eventuais efeitos tóxicos de algo feito basicamente para matar gente?

Ah, eu me esqueci. Dizer que é "verde" - e sim, o artigo da Wired usa o termo "munição verde" é licença para vender mais caro, seja filtros de linha, seja geladeiras. Porque não munição?

Fonte: Wired

relacionados


Comentários