Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Fim dos Tempos: Microsoft Cool, Apple fazendo #mimimi

Fim dos Tempos: Microsoft Cool, Apple fazendo #mimimi

15 anos atrás

Pela primeira vez em muitos anos a Apple está perdendo a linha. Não sei se é a doença misteriosa de Steve Jobs, que afeta o Campo de Distorção da Realidade, mas a Microsoft conseguiu fazer com que o público percebesse o óbvio: Dá pra ser feliz com um PC, e Macs são mais caros.

A Apple por sua vez não quer assumir o estigma de computador de elite, pois na economia atual US$500,00 são uma boa diferença, e dificilmente justificável. A solução da empresa de frutas?

Mais comerciais Apple vs PC, dizendo que Macs funcionam melhor e dão menos problema (o que é verdade) e que PCs são complicadíssimos (o que é mentira) e que PCs demandam tarefas altamente técnicas como... esvaziar a lata de lixo (o que já é desespero).

Nos filmes acima John Hodgman, o "PC" diz que é um PC "incrivelmente fácil de usar", o que gera uma nota de rodapé monstruosa. Cada vez que ele fala de suas vantagens, mais e mais textos ilegíveis aparecem.

O pessoal do MacJournals gravou os comerciais em alta definição e transcreveu os textos. Falam de bloatware, da necessidade de baixar drivers para periféricos e definem uma rotina de manutenção para os PCs:

Routine maintenance should include (but is not limited to) the
following: download and install updated anti-virus software, run
anti-virus software, check for system updates, clean out registry,
defragment hard drive, free up disk space, remove temporary Internet
files, empty the recycle bin, remove unnecessary programs, run error
check utility and fix file system errors.

Vejamos; qualquer antivirus decente roda em background e baixa atualizações automaticamente. Idem o Windows Update, que no máximo avisa que há uma atualização a instalar. Limpar registro? Alguém faz isso? desfragmentar HDs deixou de ser uma realidade com o NTFS. Liberar espaço em disco, remover arquivos temporários de internet, esvaziar a lata de lixo e remover programas desnecessários é algo que qualquer sistema operacional demanda. E rodar utilitários e consertar erros de sistema de arquivos? A Apple está dizendo que o PC é tão frágil que o sistema corrompe naturalmente?

Melhora: Eles dizem que "Nenhum PC conectado à Internet está 100% imune a vírus, spyware, adware o outras formas de malware". Eu concordo, assim como devem concordar os donos dos Macs pwnados por hackers na Rede de Macs Zumbis descoberta recentemente.

Agora a cereja do bolo: "Uma vez por ano, usuários de PC devem backupear um ano de fotos e arquivos para CDs ou DVDs"

Isso mesmo: A Apple acha que usuários de PC só fazem backup uma vez por ano. Melhor, dão a impressão de que backups são um fardo carregado somente por PCs.

Curioso é que a Apple não só acredita em backup como vende a Time Capsule, um HD externo específico para isso.

A lógica é que PCs fazem backup uma vez por ano, já o Mac é tão seguro e eficiente ee infalível que faz uma vez por hora?

Essa resposta mal-planejada está gerando algo que não existia: Simpatia para os PCs.

Onde está Steve Jobs pra consertar essa caca toda?

relacionados


Comentários