Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Mudanças na ferramenta de upload do Flickr

Mudanças na ferramenta de upload do Flickr

Flickr faz mudanças em sua ferramenta Auto-Uploadr que agora está disponível apenas para contas PRO. Porém, esse é um sinal que talvez o serviço também esteja na mira do Yahoo e ser cancelado de uma hora para outra.

8 anos atrás

yahoo_flickr

Tem muita gente que não gosta do Flickr. Alguns anos atrás muitos fotógrafos famosos deixaram de frequentar a plataforma por conta da política de direitos autorais do site. A mesma política que pode ser encontrada em outras redes sociais, mas que ninguém presta muito atenção na hora de criar um perfil. O Flickr já foi legal, já foi importante, já foi um lugar para fotógrafos e amantes da fotografia. Hoje é um lugar meios esquecido, cujos membros ainda produzem muita fotografia bacana. Uma ideia de como o serviço se tornou secundário na preferência dos usuários é que muitos de meus alunos de fotografia nem sabem que ele existe. Alguns entraram por minha influência, mas a maioria não se deu ao trabalho.

Minha conta do Flickr data de 2005. Tenho pouco menos de 800 fotos no local (publico pouco e muitas eu apaguei por não me satisfazerem mais), mas acaba sendo o único serviço que ainda tenho paciência de colocar imagens de meu portfólio. Todos os outros que participava foram abandonados por falta de interesse de minha parte, e o Flickr continua firme. Mas até quando?

Sabemos que o Yahoo, dono do flickr, está colocando em prática mais uma sessão de corte de cabeças. Serviços que não são rentáveis estão indo para o vinagre sem nenhum remorso. E o Flickr não pode ser considerado uma plataforma tão rentável assim. O serviço possui uma conta PRO que custa US$ 34,99 por ano, mas ela oferece poucas vantagens. Você tem acesso a estatísticas e não visualiza propagandas em seu painel de controle. Porém, a conta gratuita oferece 1 TB de armazenagem e quase todos os outros recursos da conta PRO. Ou seja: é possível utilizar o serviço de maneira muito confortável e não pagar nada.

Talvez, pensando nessa falta de vantagens de quem está pagando, o Flickr fez uma pequena mudança em seu sistema essa semana. Foi anunciado que a ferramenta Auto-Uploadr, que funciona no desktop e envia automaticamente fotos do usuário para a sua conta do Flickr, vai deixar de funcionar em contas gratuitas, sendo disponível apenas para usuários PRO.

Sinceramente, não vai ser um grande impacto. É possível sobreviver sem problemas a esse evento. Você vai continuar utilizando o Flickr sem muitos problemas. Só que isso tocou o sinal vermelho para alguns usuários. Assim como o Yahoo não tem o menor problema em se livrar de outros serviços, o Flickr pode deixar de existir de uma hora para outra. Alguns podem pensar que isso não vai ter grande impacto para o mundo, mas os usuários que estão por lá a mais de 10 anos e possuem seus momentos salvos no sistema vão sentir muita falta. A coisa fica mais complicada se pensarmos que o Yahoo vende o Flickr como um serviço de backup online de suas fotos por conta do grande espaço de armazenamento. Receber a notícia de que seu serviço de backup vai morrer em alguns dias não é confortável.

Assim como Eric Kim apontou, em um texto muito bacana no Petapixel, é impossível confiar em serviços de armazenamento de fotos gratuitos (e nesse caso até nos pagos). O mais certo, se você quer ter um portfólio online, é apostar em um domínio próprio e montar sua própria galeria. Um investimento relativamente baixo e que pode garantir a continuidade de suas fotos na rede por tempo indeterminado.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários