Meio Bit » Arquivo » Filmes e séries » Paramount detalha processo contra spinoff de Star Trek feito por fãs

Paramount detalha processo contra spinoff de Star Trek feito por fãs

Processo contra a Axanar Productions envolve uso não autorizado da “linguagem klingon” e de “orelhas vulcanas” em spinoff não-oficial de Star Trek

8 anos atrás

star-trek

A Paramount estaria voltando à velha forma? Nos primórdios da internet (e bota primórdios nisso) o estúdio foi atrás de praticamente todos os fãs de Star Trek espelhados pela rede, processando todo mundo por uso indevido dos assets da franquia. Vejam bem, naquela época nenhum dos sites buscava fazer dinheiro, eram apenas grupos de entusiastas que se reuniram para falar de seua série favorita.

Mas não teve conversa, a ordem era retirar todos os vídeos, fotos e qualquer coisa que fizesse menção à franquia. Lógico que pegou muito mal e num clássico caso de emenda pior que o soneto ofereceu um “kit autorizado” de materiais permitidos a serem utilizados. Não deu certo, a Paramount voltou atrás completamente e deixou os fãs em paz ao ver que brigar com eles era muito mais prejudicial do que perder alguns poucos tostões (ou nem isso) com direitos autorais.

Agora a história se repete, porém há alguns pontos diferentes que mudam todo o cenário. A Axanar Productions, um grupo de fãs de Star Trek se organizou de forma a entregar um filme totalmente tocado pelos trekkers, ambientado no mesmo universo e contando outras histórias. Axanar, o filme em questão recebeu o apoio de gente como George Takei, nosso querido capitão Sulu que o defende desde os primeiros assets revelados em 2014, se referindo ao projeto como “inovador e excitante”. O teaser, Prelude to Axanar arrancou elogios de muita gente.

axanar

Obviamente que Axanar não pode ser produzido apenas com boas intenções, é preciso grana. Os produtores realizaram três crowdfundings diferentes e arrecadaram cerca de US$ 1 milhão dos fãs, viabilizando o projeto e deixando todo mundo feliz.

Quer dizer, quase todo mundo. A Paramount Pictures e a CBS não gostaram nada da ideia e invocaram o…

processinho

Ambas entraram com uma ação contra a Axanar Productions em dezembro, alegando infração de copyright dos elementos de Star Trek pertencentes à emissora e à produtora. O problema é que os donos do conteúdo apenas desceram o martelo nos fãs e não deram maiores explicações do que exatamente foi infringido. Axanar exigiu explicações e agora, três meses depois, CBS e Paramount adicionaram uma emenda com maiores informações.

As reclamações são no mínimo curiosas: ambas alegam que Axanar faz uso de diversos elementos que segundo as reclamantes são protegidos pelas leis de direitos autorais, tais como a linguagem klingon, os uniformes dourados e (pasmem) as características físicas da raça vulcana.

vulcan-ears

gold-shirt

Isso mesmo, a Paramount se acha no direito de reclamar propriedade sobre orelhas pontudas. O que virá a seguir, processar os ajudantes do Papai Noel?

É uma situação complexa. A Axanar Productions poderia se basear no direito à paródia para tentar se safar, mas o problema é que os produtores arrecadaram dinheiro para tal empreitada e isso será usado pelos detentores da franquia, a possibilidade dos fãs terem lucrado com uma marca que não lhes pertence. As partes reclamantes exigem o cancelamento do projeto, a retirada do curta do ar e US$ 150 mil de indenização.

Agora, para complicar ainda mais as coisas Justin Lin, o diretor de Star Trek: Beyond saiu em defesa de Axanar e classificou a ação da Paramount e CBS de “ridícula”. Espero que ele se lembre de quem paga suas contas…

É certo que a Paramount quer defender o seu, com uma série e um filme novos a caminho dividir o palco com uma produção independente com a qual não poderiam lucrar diretamente e pior, com a possibilidade de terceiros fazerem uma graninha com Star Trek em seu lugar é inadmissível. É provável que o projeto não vá para a frente mas francamente, eu gostaria que as partes se entendessem, dividissem os ganhos e não deixassem Axanar naufragar, o que seria vergonhoso; o curta já é muito bom, imagine o filme.

Star Trek Axanar — Prelude to Axanar (Official)

Fonte: The Hollywood Reporter.

relacionados


Comentários