Meio Bit » Arquivo » Indústria » Chimpanzés podem ter inventado seu primeiro Deus

Chimpanzés podem ter inventado seu primeiro Deus

Cientistas observaram pela primeira vez um comportamento muito estranho entre chimpanzés na Guiné. Eles estão se comportando como se algumas árvores fossem… sagradas. Aparentemente nossos primos mais lentinhos estão desenvolvendo o conceito de religião.

8 anos atrás

zigzub3pivq9rcrpnshl

Em um capítulo de 3001 Arthur Clarke narra uma expedição arqueológica no ano de 2513 na Garganta de Olduvai, Tanzânia. Não muito distante de onde descobriram os fósseis de Lucy, nossa antepassada mais distante.

A escavação, nas deliciosas palavras de Clarke, foi feita com robôs que:

removeram os primeiros metros, então a tradicional equipe de trabalhadores escravos de estudantes de graduação assumiu. Eles foram ajudados — ou atrapalhados — por quatro kongs, que o Dr Del Marco considerava mais problema do que ajuda. Entretanto os estudantes adoravam os gorilas geneticamente aprimorados, a quem tratavam como crianças retardadas mas muito amadas. Havia rumores de que o relacionamento não era sempre completamente platônico”.

A escavação revelou algo que já se sabia existir na Lua e em Europa: um Monolito. Eles haviam achado o AMT-Zero, o Monolito original que milhões de anos antes havia dado o pé na bunda evolucionário transformando os proto-humanos de espécie ameaçada e curiosidade biológica em ameaça biológica para espécies ameaçadas.

Só que havia mais.

Por ali estava uma cesta do tesouro arqueológico — ferramentas primitivas de pedra, incontáveis ossos — alguns de animais, alguns humanos — e tudo arrumado em cuidadosos padrões. Por séculos — não, milênios — essas pífias oferendas haviam sido trazidas até ali, por criaturas com apenas o primeiro vislumbre de inteligência, como um tributo a uma maravilha além de seu entendimento.
·
E além do nosso, Del Marco de vez em quando pensava. Mesmo assim, de duas coisas ele estava certo, mesmo duvidando que fosse possível ter jamais certeza:
·

  • esse era o lugar — no tempo e no espaço — onde a especie humana realmente começou;
  • esse Monolito era o primeiro de sua multitude de deuses.”

A idéia por si só é avassaladora, lembra uma cena em Star Trek — All Good Things, quando Q leva Picard até o momento exato, bilhões de anos atrás quando a Vida surgiu na Terra. Agora, por improvável que pareça, pode ser, talvez, que chimpanzés tenham pela primeira vez inventado Deus, e para desgosto geral não foi à nossa imagem.

Um grupo de cientistas estava estudando uma população de chimpanzés na Guiné quando o guia, um daqueles nativos que a gente vê em filme e acha que são pura ficção, mas que segundo a autora da pesquisa era capaz de enxergar a olho nu chimpanzés que eles não conseguiam achar com binóculos, percebeu algo estranho.

2001ape

Marcas em uma árvore, mas não algo feito por um Javali se coçando. As marcas eram compatíveis com algo do tamanho de um chimpanzé atirando pedras. Pesquisas posteriores descobriram várias árvores na região com as mesmas marcas, além de pilhas de pedras cuidadosamente colocadas próximas a elas.

Pilhas de pedras idênticas a pedras cerimoniais usadas até hoje por algumas culturas humanas.

Câmeras foram colocadas e por algum motivo os chimpanzés quando passam por aquelas árvores tacam pedras nelas, agitados, ou apenas as tocam e seguem em frente. Não me parece nada diferente do taxista que se benze automaticamente quando passa perto de uma igreja, embora o chimpanzé provavelmente tenha opiniões mais ponderadas sobre Dilma e o PT e o Uber.

images-of-stone-throwing

Outros pesquisadores descobriram comportamento semelhante em chimpanzés da Guiné Bissau, Libéria e Costa do Marfim, mas não em regiões mais distantes. A Palavra parece não ter se espalhado… muito.

O vídeo é… perturbador.


Chimp stone throwing compilation from laura kehoe

Neil Gaiman diz que os deuses morrem quando o último de seus fiéis morrem. Da mesma força eles nascem quando o primeiro passa a acreditar. Se for esse o caso Hanuman que nos dê licença, nasceu o primeiro Deus-Macaco de verdade.

Fonte: Tech Crunch. Paper: aqui.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários