Emanuel Laguna 27/02/2016 às 18:14
A Comissão Federal de Comunicações (FCC) seria uma Anatel dos Estados Unidos e tem como uma das funções aprovar (ou não) equipamentos elétricos ou eletrônicos produzidos e/ou comercializados naquele país. Um dos aparelhos recentemente aprovados trabalha com radiofreqüências bem conhecidas.
É o caso do novo Raspberry Pi 3.
Edição 43 da revista The MagPi revela o novo Raspberry Pi 3 tendo processsador ARM de 64 bits (crédito: CNX Soft)
Um dos menores computadores do mundo vai ganhar nova versão, com processador 64 bits (BCM2837, talvez com quatro núcleos Cortex-A53 à 1,2 GHz) e conectividade sem fio. Para tanto, precisou mudar a posição de pelo menos dois componentes (modelo B): os LEDs saem do segundo quadrante e vão para o terceiro.
No segundo quadrante teremos a pequena antena cerâmica responsável pelo Wi-Fi 2,4 GHz 802.11n e Bluetooth LE. Isso mesmo: não vai dar para reaproveitar a case oficial do RPi2 no Raspberry Pi 3, exceto se você quiser ignorar os LEDs.
Ah, assim como os LEDs, os pinos RUN/Reset também mudaram de local por causa da antena: agora estão na mesma posição do Pi Zero, no primeiro quadrante, logo abaixo ao lado direito do GPIO.
Bom lembrar que o módulo BCM43143 Wi-Fi/Bluetooth do Raspberry Pi 3 não será conectado à interface USB. Por motivos de melhor desempenho, o Wi-Fi vai direto na interface SDIO. A SDIO é composta por duas controladoras MMC: uma delas é a que controla o leitor de cartões e alguns pinos da GPIO, enquanto a outra serviria diretamente ao módulo BCM43143.
RPi3: os LEDs mudam do segundo para o terceiro quadrante, dando lugar à pequena antena cerâmica (crédito: Liliputing)
No mais, temos uma placa RPi Model B comum: conectores HDMI e Ethernet, quatro portas USB 2.0, leitor de cartão micro-SD e a característica interface de 40 pinos (GPIO). É provável que chegue pelo mesmo preço camarada de US$ 35 mas o tio Laguna não poria a mão no fogo, dada a melhoria no processador central e a inclusão da conectividade sem fio onboard. Tudo para melhor se adequar à Internet das Coisas e Windows 10.
ATUALIZAÇÃO
Mais informações sobre o Raspberry Pi 3 (crédito: Alexandre Torres)
Mais algumas informações que vazaram, desta vez do catálogo da CPC UK:
·
ATUALIZAÇÃO 2: o preço oficial do RPi3 continua em US$ 35 mesmo!
Fontes: Liliputing e The Register, com dica do Alexandre Torres.