Meio Bit » Arquivo » Mobile » Android N pode eliminar a gaveta de apps

Android N pode eliminar a gaveta de apps

A Home do seu Android pode virar uma bagunça: primeiras builds da versão 7.0 não contam com a gaveta de apps, e todos seriam acomodados na tela inicial

8 anos atrás

android-app-drawer

Uma das características mais conhecidas do Android pode estar com os dias contados. Fontes apuradas pelo site Android Authority apontam que as primeiras builds de teste do Android 7.0 (vulgo N de algum doce, façam suas apostas), que será lançado até o fim do ano não mais contará com a gaveta de aplicativos, e os mesmos passariam a ser acomodados todos na Home do smartphone.

Vamos analisar uma coisa: não só o iOS, o Android e o Windows 10 Mobile são sistemas operacionais bem distintos como cada um possui uma identidade visual forte. Ao bater os olhos num smartphone com janelas você logo diz: Windows. O iOS mesma coisa, Android idem. O sistema do robozinho possui na gaveta de apps talvez o item mais fortemente ligado ao SO visualmente, é um diferencial que posa como marca registrada e claro, é muito útil para manter a tela principal do smartphone minimamente organizada: você acomoda apenas os mais utilizados ali e os demais ficam ocultos.

Ainda assim há quem não ache isso muito prático, preferindo uma abordagem mais Apple de enfiar todos os apps na Home e o usuário que os organize em pastas, ou não. O Google estaria testando tal formato ao distribuir as primeiras builds do Android N que já não mais contariam com o recurso. A ideia seria de que o usuário passe a deslizar horizontalmente pelas telas de início sem a necessidade de entrar em um sub-menu, decidindo qual app usar entre todos os exibidos.

Fabricantes parceiros do Google já estão testando o formato:o HTC X9 não mais a possui, já o LG G5 conta conta com a opção “Easy Home” que faz uso da gaveta, mas por padrão ela vem desligada.

xdadevelopers — LG G5 Has an App Drawer After All! MWC 2016

Para mim tal decisão não me agrada. Existem muitos apps que uso muito de vez em quando que prefiro manter na gaveta, contra outros essenciais que organizo em pastas na Home do Android. Eu gosto de uma Área de Trabalho limpa, até no desktop, não importa qual sistema ela não tem atalho algum (no Windows, só a lixeira). Porém outros podem gostar de ter os aplicativos sempre à mão, sem ter que entrar num sub-menu para encontrar aquele que pretende usar.

O que pode acontecer é o Google removê-la de vez e deixar seu uso à cargo dos fabricantes, com suas camadas de customização proprietárias. Isso pode resolver a situação, em caso contrário a Home do Android vai ficar bem bagunçada.

Fonte: Android Authority.

relacionados


Comentários