Meio Bit » Arquivos » Internet » A Wikipedia do Jack Bauer

A Wikipedia do Jack Bauer

12/04/2009 às 12:14

De todos os modelos de mídia colaborativa criados nos últimos anos, talvez a Wikipedia seja o mais interessante. Claro, está sujeito a todos os defeitos humanos, por isso encontramos intriga, mesquinharia, politicagem e fraude em seu meio. Mas quando bem usada é uma excelente ferramenta. A CIA que o diga.

Em um movimento estranhamente não-conservador, 3 anos atrás a comunidade de inteligência, a CIA aceitou avaliar a idéia de criar uma wiki, e apesar de muita resistência, o projeto foi para frente.

Hoje a Intellipedia roda na Intelink, uma rede super-secreta que interliga 16 agências de espionagem americanas, mais os serviços de inteligência militar. São mais de 900 mil artigos, 100 mil contas de usuários de 5000 edições/dia.

É uma forma de reunir conhecimento que para os envolvidos é revolucionária. É dado o exemplo de quando Cloro foi usado em bombas improvisadas no Iraque. Alguém postou um artigo tentando montar um manual forense para lidar com as provas nesses casos. 23 pessoas de 19 lugares diferentes colaboraram e em dois dias o manual de procedimentos estava pronto.

O normal envolveria reuniões intermináveis, viagens, videoconferências...

Curiosamente você não verá nenhum "JamesBond444" na lista de usuários. Dada a natureza dos dados compartilhados, todo mundo tem que ser devidamente identificado e autenticado. Não que eu ache isso ruim.

As críticas são as mesmas (erradas) atribuídas à Wikipedia: O conteúdo não serve para trabalhos formais, como teses. SIM, wikis são ferramentas de consulta rápida, referências iniciais. NÃO fonte de cola para estudantes preguiçosos e espiões entediados.

Fonte: Time

relacionados


Comentários