Meio Bit » Arquivo » Cultura » JJ quer o seu Star Wars

JJ quer o seu Star Wars

Se há algo que George Lucas acertou a mão foi no relacionamento com os fãs: ninguém era tão tolerante, na verdade até entusiasmados com fan-films quanto a Lucasfilm. Agora uma velha tradição da empresa voltou: retomarão o prêmio oficial de fan-films de Star Wars!

8 anos atrás

swkid

Nos primórdios, primórdios mesmo da internet só quem vivia por aqui eram nerds, e nerds adoram Star Trek. havia umas 3 páginas de Star Trek pra cada página de Pr0n, só pra dar uma idéia. Um belo dia os JÊNEOS da Paramount decidiram que um monte de fãs divulgando comentando e adorando a franquia era prejudicial, e tomaram uma atitude.

Começaram a mandar notificações extra-judiciais exigindo que todo o material “ilegal” (imagens e clipes de sons, nem vídeo havia) fosse removido. Quando os fãs reclamaram, a Paramount ofereceu uma solução: iriam disponibilizar um fan-kit com imagens aprovadas, e todo mundo poderia construir sites com o material oficial. Claro, a internet pegou fogo, a Paramount se tocou que estava dando um tiro imenso no pé, e desistiu.

Do “outro lado”, em 1978 um bando de desocupados lançou Hardware Wars, uma paródia de Star Wars.


Slaughter Player — Hardware Wars (1978)

O filme rodou o mundo em cópias piratas em VHS, todo encontro de nerds tinha uma exibição. A Lucasfilm não só não fez nada, como premiou o filme, George Lucas diz que é sua paródia preferida até hoje.

Se tornou uma tradição fãs criarem filmes no Universo de Star Wars, isso rendeu histórias ótimas, como o longa To Know a Jedi, e bobagens deliciosas como Troops, uma paródia de Cops:

TheForce.Net — TROOPS - A Star Wars Fan Film

Os fan-films começaram a se concentrar no TheForce.net, mas os custos de hospedagem ficaram altos demais. Ameaçado de fechar, foram salvos pela Lucasfilm, que se comprometeu a bancar os custos. Em troca, pediram que os fãs trabalhassem com algumas regras.

Se possível não usar personagens principais: o objetivo do fan-film é expandir o Universo, não repetir. Da mesma forma não mudar drasticamente um personagem, tipo um Luke malvadão só pra ser diferente. Sexo e violência também não, Star Wars é para toda a família. Em essência se você não pegar pesado e não ganhar dinheiro com seu fan-film, a Lucasfilm te deixa em paz.

Os fãs não tiveram problema com isso e a coisa evoluiu ao ponto em que em 2002 foi criado o Official Star Wars Fan Film Awards, prêmio que durou até 2011.

Agora ele está de volta, os fãs poderão voltar a ter seu talento reconhecido pela Lucasfilm/Disney.


Star Wars Fan Film Awards 2016: Message from J.J. Abrams

É bom ver que o exemplar relacionamento com os fãs da Lucasfilm não foi alterado com a compra pela Disney, que tem um histórico bem menos amistoso e tolerante. Palmas pra eles, significa que continuaremos a descobrir talentos e nos divertir com os fan-films, incluindo o mais épico de todos eles, George Lucas Apaixonado.


Cinetvlandia.it — George Lucas in Love - short movie - Star Wars

relacionados


Comentários