Meio Bit » Arquivo » Ciência » Só o que faltava: sinal de trânsito que privilegia ciclistas

Só o que faltava: sinal de trânsito que privilegia ciclistas

Por mais que eu jamais admita isso, pois seria dar razão ao Marco Gomes, bicicletas são uma excelente solução de mobilidade para cidades pequenas, mas mesmo em Copenhague, que é um ovo, já estão engarrafando. A solução em teste é um sistema de sinais de trânsito que reconhece e prioriza tráfego de ciclistas.

8 anos atrás

TGSeries21E05JeremyJame3

Bicicletas são o sonho molhado dos estudantes de urbanismo que não entendem que idéias ótimas para um vaso de plantas não funcionam em um campo de futebol. Nada de errado com as idéias, é só irreal achar que bicicletas funcionam em São Paulo ou Rio, já em Helsinque são ótimas, assim como Copenhague. 

Ou melhor, nem lá, já que mesmo com pífios 1,2 milhão de habitantes e 88,25 km² de área (meu bairro tem 36 km²) a cidade já está congestionada demais, estão tentando de tudo para aumentar a eficiência dos ônibus e bicicletas, e até dos carros.

A solução da vez são os sinais de trânsito inteligentes.

Teeecnicamente não é uma novidade, desde que começaram a ser automatizados sinais de trânsito variam seu tempo de funcionamento de acordo com a hora do dia. No começo dos Anos 90 a famosa “onda verde” na orla do Rio foi ameaçada quando o "computador" que controlava os sinais quebrou e não havia mais peça, era velho demais.

O que a Dinamarca está fazendo vai além disso. Os ônibus vão se comunicar com uma central informando velocidade, posição, linha e quantidade de passageiros. Os sinais de trânsito serão controlados para priorizar os ônibus mais cheios e/ou atrasados. A meta é reduzir o tempo das viagens em até 20%.

No caso de ciclistas as câmeras dos sinais identificarão as bicicletas, sua velocidade e dependendo da situação, manterão o sinal aberto para que não sejam obrigados a quebrar seu ritmo. Isso torna a onda verde já existente, onde ciclistas a 20 km/h sempre pegam sinais abertos, mais flexível. Mesmo que você se atrase ou adiante alguns segundos, o sinal segura a porta do elevador. Até 10% menos tempo de percurso.

Quanto aos carros, bem, azar o seu de escolher andar com conforto.

Fonte: Wired.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários