Meio Bit » Arquivo » Internet » Bumptop, um incrível desktop 3D para o seu PC touchscreen

Bumptop, um incrível desktop 3D para o seu PC touchscreen

15 anos atrás

O BumpTop é uma interface que transforma seu computador em uma mesa de trabalho 3D interativa com o objetivo de deixar tudo mais organizado e aumentar a sua produtividade. Na nova versão 1.0 você pode pegar, arrastar e empilhar os seus ícones de forma intuitiva e natural, tudo graças ao engine NVIDIA PhysX, que foi originalmente criado para ser usado em jogos.

Mas o BumpTop brilha mesmo se você tem um tablet ou um monitor touchscreen, neste caso esta interface realmente faz a diferença. Você pode comandar tudo com gestos de forma instantânea, como faria em uma mesa de verdade, ou melhor, em várias mesas, porque o BumpTop tem paredes que separam diferentes ambientes virtuais, assim você pode organizar seus programas e arquivos como quiser.

Os ícones interagem uns com os outros, e você pode selecionar vários objetos fazendo uma seleção de laço e organizá-los em uma pilha com um só gesto ou comando do mouse. Também existem várias maneiras de olhar o conteúdo de uma pilha, todas muito fáceis de usar.

A nova versão também oferece integração com vários serviços como Flickr, Picasa Web Albums, Facebook e até mesmo o Twitter para o envio de updates, fotos e vídeos. Você pode arrastar arquivos para imprimir ou enviar um e-mail de forma bem simples.

O BumpTop só funciona no Windows XP, Windows Vista ou Windows 7. E por falar nisso, se eu fosse a Microsoft, faria uma oferta para comprar a Bump Technologies Inc. imediatamente e depois tentaria adicionar algumas destas funcionalidades 3D na próxima versão do Windows.

O programa ocupa 15MB do seu disco rígido e também precisa de OpenGL 2.0 e um mínimo de 1GB de memória para rodar. O seu computador também precisa ter de uma placa gráfica NVIDIA GeForce 6200, ATI X300 ou modelos superiores. Como eu também sou usuário do OS X, fico aguardando uma versão para Macs, que já está sendo desenvolvida, junto com uma para Linux.

O primeiro protótipo do BumpTop foi mostrado aqui no MeioBit em 2006, e esta nova versão também foi citada no nosso fórum.

Existem duas versões do BumpTop, uma Free e outra paga que custa US$ 29 e tem mais recursos. Saiba mais sobre o BumpTop.

Clique aqui para ver uma apresentação do BumpTop feita por Anand Agarwala no TED.

Via All Things D e Ars Technica.

Clique abaixo para ver um vídeo do BumpTop.


relacionados


Comentários