Meio Bit » Arquivo » Ciência » Breaking News: ISIS tem uma bomba suja e vamos todos morrer? (spoiler: não)

Breaking News: ISIS tem uma bomba suja e vamos todos morrer? (spoiler: não)

Provavelmente amanhã você começará a ler notícias alarmistas de como o ISIS roubou material radioativo no Iraque e irá construir uma bomba nuclear suja. Sim, material foi roubado mas acredite, mesmo que seja o ISIS, há muito pouco quase nada com que se preocupar: a Ciência está do nosso lado.

8 anos atrás

nuke1

Existe o medo real de que algum grupo terrorista maluco contrabandeie uma bomba nuclear para alguma capital do ocidente e a detone, mas isso é muito improvável, todo mundo que possui armas nucleares as guarda muito bem, pois sabe que as consequências de deixar que uma caia em mãos erradas serão muito, muito ruins.

Há outro perigo, bem mais provável: a que esses caras do mal construam uma bomba suja. Em teoria seria uma bomba convencional misturada com material altamente radioativo, que seria espalhado pela área da explosão, contaminando as pessoas e matando-as horrivelmente. 

Só que há alguns problemas. A maior parte das pessoas próximas o suficiente seriam mortas pela explosão em si e, a menos que tenha quilos e quilos de material radioativo, ele será tão dispersado pela explosão que a exposição média seria mínima.

No maior acidente nuclear da História, o de Goiânia, temos o sonho molhado de um terrorista: material altamente radioativo entrando em contato direto com as vítimas, que ainda espalharam para os vizinhos, mostraram para os amigos, lamberam, etc. Saldo total? 4 mortes. Muita gente contaminada mas qual a graça de uma bomba que leva anos para matar, se matar?

Agora a mídia internacional está chilicando por causa de um “roubo de material radioativo no Iraque”. Estão falando que só pode ter sido o ISIS, que irão fazer uma bomba suja, matar milhões, etc.

O material roubado foi um Projetor Gama, usado em inspeções industriais através de uma técnica chamada Radiografia Gama, pois enquanto raios X são refletidos por metais, raios-gama são muito mais punk, passam por eles como manteiga:

radiographic_testing_big

O tal projetor é do tamanho de uma maleta, e provavelmente muito parecido com este:

660

Ele contém uma cápsula com 10 gramas de 192Ir, um isótopo de irídio. Isso não é bom, mas eis que descobrimos que o roubo foi em novembro.

Decaimento radioativo nada mais é que elementos instáveis perdendo energia e se transformando em outros elementos mais leves. Esse decaimento é aleatório, é impossível prever quando um átomo vai decair, mas estatisticamente chega-se a um número chamado meia-vida, que é o tempo em que 50% dos átomos de uma amostra terão sofrido decaimento. No caso do 238U a meia-vida é de 4,46 bilhões de anos, no caso do Césio 137 é de 30 anos e no caso do irídio 192 a meia-vida é de…

73 dias.

Ou seja: em 73 dias das 10 gramas de irídio altamente radioativo 5 gramas terão se tornado platina 192 e ósmio 192. Ambos isótopos estáveis.

Como o roubo do equipamento foi em novembro, e estamos na metade de fevereiro, temos quase 90 dias nessa brincadeira. Mesmo que o ISIS tenha acesso ao material, a bomba suja deles terá menos de 5 gramas e a cada dia que passa estará menos suja. Para dar uma idéia, no acidente de Goiânia foram 93 gramas de césio.

O mais provável, como em todos os casos de sumiço de projetores gama até hoje, ou alguém perdeu por negligência mesmo o equipamento, ou um oportunista roubou achando que era valioso, só pra descobrir que ninguém quer comprar aquela porcaria, e vai acabar no lixo.

Portanto, ficadika: se você ler matérias sobre a terrível bomba suja do ISIS com material radioativo roubado no Iraque, faça a única coisa adequada: ria alto.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários