Meio Bit » Arquivo » Games » Estudo mostra mudança no comportamento dos gamers conforme envelhecem

Estudo mostra mudança no comportamento dos gamers conforme envelhecem

Você já foi mais competitivo nos games? Então saiba que a explicação para isso pode estar no passar dos anos e na maneira como passamos a ver os jogos eletrônicos.

8 anos atrás

call-of-duty

Eu não sei se isso aconteceu com todo mundo, mas ao longo dos anos o meu gosto em relação a alguns gêneros de games mudou bastante. Lá na década de 90 um dos estilos que eu mais gostava era o de jogos de plataforma, mas com o passar do tempo enjoei deles e só recentemente voltei a me divertir com títulos assim.

Depois os meus favoritos passaram a ser os RPGs, os jogos de estratégia e o FPSs, mas se fosse para citar qual o meu gênero favorito hoje, acho que ficaria com os títulos de ação em terceira pessoa e aos poucos também fui me dando conta de que não só os gêneros, mas a maneira como eu via os games também foi se alterando

Pois se você também viu suas preferências e comportamento mudarem ao longo dos anos, um levantamento feito pela Quantic Foundry indica que isso é mais normal do que poderíamos imaginar.

Após estudar os dados obtidos junto a 140 mil pessoas e levar em consideração o que as motiva a jogar, como por exemplo a história dos jogos, o aspecto social, a estratégia envolvida ou a competitividade, o que a empresa descobriu foi que justamente essa última categoria é a que mais sofre a influência da nossa idade, com os jovens sendo muito mais competitivos do que os mais velhos, o que serve para entendermos o porque da molecada ficar tão alterada nas partidas de Call of Duty.

O interessante é que embora na adolescência essa vontade de vencer seja maior entre os homens, com o passar do tempo as mulheres acabam se tornando tão competitivas quanto eles. Veja no gráfico:

competitividade

A pesquisa também mostrou que a estratégia é a motivação que se mantêm mais estável com o passar do tempo, o que significa que não importa se temos 15 ou 55 anos, a importância das tomadas de decisões e do planejamento continuarão praticamente a mesma, desmitificando assim a ideia de que os mais velhos são mais cautelosos ou mais inteligentes no que se refere a calcular seus próximos passos.

estrategia

A Quantic Foundry descobriu também que no geral as motivações para jogarmos caem conforme envelhecemos, o que pode ser explicado pelo aumento das responsabilidades que adquirimos e consequentemente por gradativamente os games deixarem de ser prioridades.

Depois de dar uma olhada nos 12 quesitos utilizados pela empresa para fazer o estudo e de pensar um pouco sobre o assunto, cheguei à conclusão de que realmente meus gostos mudaram muito com o passar do tempo, pois hoje valorizo muito mais uma boa história e muito menos a vontade de ser o melhor em uma partida. Porém, eu ainda não cansei de sair por aí explodindo tudo num jogo ou de querer assumir o papel de outra pessoa num mundo virtual, mas será que um dia isso mudará?

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários